27 JUN 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Bem-Estar Animal de Vinhedo recebe inscrições para vagas remanescentes de castração de cães e gatos
Interessados devem procurar a Secretaria de Planejamento Ambiental das 8h às 17h até quarta-feira (29)
O Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo está realizando agendamento para vagas remanescentes do 2º Mutirão de castração de gatos e cachorros que acontece no fim de semana, sábado (2) e domingo (3), no Centro de Convivência Cultural. Interessados devem fazer a inscrição na Secretaria de Planejamento Ambiental (Rua Monteiro de Barros, 520), das 8h às 17h até quarta-feira (29).

O agendamento será feito por ordem de inscrições até que completar o número de 400 castrações disponíveis no fim de semana, dias 2 e 3. As demais solicitações vão entrar na fila de espera para os próximos mutirões de castração. Para ser castrado o animal precisa estar microchipado. Caso ainda não esteja, a microchipagem será agendada também para ocorrer no dia da castração. O Bem-Estar Animal informa que apenas serão microchipados no fim de semana do mutirão os animais agendados para a castração e que ainda não tem o microchip.

No sábado (25), o Bem-Estar Animal de Vinhedo realizou a microchipagem de 120 cães e gatos no Centro de Convivência. A ação, prevista para ser encerrada às 17h, se estendeu até 21h do sábado, devido à alta procura de moradores pelo procedimento. “Recebemos um número de interessados bem maior do que esperávamos e vamos continuar atendendo os moradores durante a semana, através da solicitação pelo Whatsapp”, explicou o diretor do Bem-Estar Animal, Bruno Lopes.

O procedimento de microchipagem é gratuito, indolor e realizado em poucos segundos, bastando apenas apresentar o Cartão Cidadão do morador. A microchipagem vem sendo realizada desde o mês de maio na cidade é aberta a todos os moradores, assim como o agendamento para a castração.

A microchipagem já passou pelas regiões da Capela, da Vila João XXIII, Represa e Centro de Convivência, com cerca de 720 animais microchipados. No 1º Mutirão de Castração, realizado no Parque Ecológico da Capela, foram castrados cerca de 200 animais, sendo priorizadas as famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste segundo mutirão, todos podem se inscrever.

Outros serviços

Além da microchipagem, do Cidadão PET e da castração, o Bem-Estar Animal oferece consultas veterinárias, a partir de clínica contratada, para famílias de baixa renda do município. Também acolhe e averigua denúncias de maus-tratos e encaminha para as autoridades competentes. A cidade possui um abrigo de passagem de animais de rua, mas não recolhe animais, exceto vítimas de acidentes e maus-tratos.

Serviço:
Inscrição para castração na Secretaria de Planejamento Ambiental, na Rua Monteiro de Barros, 520, das 8h às 17h até quarta-feira (29)
2º Mutirão de Castração – Dias 2 e 3 de julho das 7h às 17h (somente para cães e gatos agendados e microchipados, cães agendados para castração e que ainda não tem o microchip serão microchipados no local

Autor: Silvana Guaiume