30 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo se destaca na RMC e cria quase 1 mil vagas de empregos em 2022
Cidade é uma das cinco RMC que mais geraram empregos no período de janeiro a maio, em relação com o número de moradores
Vinhedo criou 998 novas vagas de emprego formais este ano, de janeiro a maio de 2022, e se destaca como uma das cinco cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que mais geraram empregos no período, em relação ao número de moradores. Apenas no mês de maio deste ano, foram 164 novos postos de trabalho com carteira assinada. Vinhedo se mantém como terceiro município com maior índice de empregabilidade da RMC, com 51,4% de sua população empregada.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No acumulado de 12 meses, até maio deste ano, Vinhedo criou 2.801 vagas e é a sétima cidade que mais gerou vagas na RMC neste período em números absolutos, atrás de grandes municípios como Campinas (22.634 novas vagas em 12 meses), Indaiatuba (7.333), Santa Bárbara d’Oeste (5.519), Sumaré (4.449), Americana (5.322) e Hortolândia (2.814).

“Continuamos firmes no propósito de criar novas vagas de trabalho em Vinhedo para ampliar a geração de emprego, a produtividade e a riqueza da nossa cidade. Já realizamos iniciativas importantes, entre elas a nova lei de incentivo fiscal que criamos, que estão gerando resultados muito positivos. Outras 221 vagas estão sendo criadas este mês e, para breve, teremos mais de 80 vagas que serão abertas na cidade. Estamos construindo uma Vinhedo cada vez melhor”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

As cinco cidades que mais geraram empregos este ano, em relação ao número de moradores, foram Holambra (948 novas criadas de janeiro a junho), Santa Bárbara d’Oeste (5.519), Engenheiro Coelho (312), Morungaba (183) e Vinhedo (998).

Segmento

O melhor desempenho de maio deste ano em Vinhedo foi o do setor da indústria, que criou 99 novas formais com carteira assinada, seguido do setor de comércio, com 81 novos postos de trabalho. O setor de agronegócios gerou uma vaga em maio deste ano e o da construção civil, oito novos empregos. O setor de serviços foi o único que teve saldo negativo, com 25 postos de trabalhos fechados.

Índice de Empregabilidade da RMC
Holambra – 78,2% da população empregada
Jaguariúna – 59,2% da população empregada
Vinhedo – 51,4% da população empregada