04 JUL 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Bem-Estar Animal de Vinhedo castra 273 animais em mutirão realizado no fim de semana
Animais de moradores de baixa renda, que participam de programas do governo federal, podem ser castrados no Departamento de Zoonoses
O 2º Mutirão de Castração realizado pelo Bem-Estar Animal de Vinhedo, da Secretaria de Planejamento Ambiental, atendeu 273 cães e gatos no fim de semana, no Centro de Convivência Cultural. No sábado (2) foram 130 animais castrados, 43 gatos e gatas e 87 cães e cachorras. No domingo (3), as equipes castraram 143 pets, 52 gatos e gatas e 91 cães e cachorras. Vinte e sete animais não puderam ser castrados, nos dois dias, porque não cumpriram exigências básicas para a cirurgia, como o jejum, e 10% dos moradores agendados não compareceram à castração.

Um novo mutirão de castração será realizado este ano, em data a ser definida e os moradores serão avisados antecipadamente sobre como realizar as inscrições. População de baixa renda, que participam de programas do governo federal, podem se inscrever no Departamento de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, para agendar a castração, que acontece de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira no local. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3826-7800, ramal 3009.

No 1º Mutirão de Castração, realizado nos dias 28 e 29 de maio, foram castrados 40 gatos e 150 cães, no Parque Ecológico da Capela. Os mutirões são realizados com agendamento em animais com idade de 5 meses a 6 anos, que estão microchipados. Os tutores receberam medicamentos pós-operatórios gratuitos e contato de uma clínica veterinária 24 horas caso haja necessidade de atendimento de urgência por causa da castração nos dez dias seguintes à cirurgia.

O Departamento de Bem-Estar Animal está promovendo a castração em etapas para que os animais possam ter atendimento de melhor qualidade, com agendamento, organização, bem-estar para os tutores e para seus pets.

A microchipagem é aberta a todos os moradores e poderá ser feita no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1.615, Pinheirinho) a partir de 11 de julho, às segundas-feiras e sextas-feiras, das 8h às 11h. Não é necessário agendar a microchipagem, basta levar o animal, o Cartão Cidadão e documento com foto. Serão distribuídas 20 senhas por cada dia de microchipagem.

O procedimento é gratuito, indolor e realizado em poucos segundos. A microchipagem vem sendo realizada desde o mês de maio na cidade e já passou pelas regiões da Capela, da Vila João XXIII, Represa e Centro de Convivência.

Outros serviços

Além da microchipagem, do Cidadão PET e da castração, o Bem-Estar Animal oferece consultas veterinárias, a partir de clínica contratada, para famílias de baixa renda do município que comprove participação em programas de benefícios do governo federal. Também acolhe e averigua denúncias de maus-tratos e encaminha para as autoridades competentes.

Autor: Silvana Guaiume