06 JUL 2022
Vinhedo conclui mais quatro obras de contenção em área de risco
Prefeitura já realizou ou iniciou 11 obras para proteger moradores em locais que ofereciam riscos de deslizamento
Mais quatro obras de contenção em áreas de risco foram concluídas em Vinhedo nas últimas semanas para evitar deslizamentos e oferecer maior segurança à população. Foram encerrados os trabalhos de retaludamento na Avenida Apparecida Tellau Seraphim, sentido Rodovia Anhanguera-Portal; contenção do aterro junto ao muro de divisa do Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Benta com a construção de muro em gabião; reforço da fundação da caixa d’água na CEI Pica-Pau; e a canalização com muro em gabião do Córrego da Capela, na região próxima ao CEI Tia Anastácia.

Desde o ano passado, Vinhedo soma 11 obras de contenção concluídas ou em andamento para proteger locais que estavam em situação de risco. Duas delas estão sendo realizadas e nove foram concluídas.

“Estamos realizando obras fundamentais e urgentes para garantir segurança às famílias que vivem em áreas consideradas de risco na cidade e a todos os moradores. São obras que estavam esperando para ser executadas e que não podiam esperar mais. Arregaçamos as mangas para cuidar de Vinhedo. Também estamos realizando a reforma de todas as escolas municipais e unidades de saúde de Vinhedo. Compromisso com o dinheiro público e com a população”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Na Tellau Seraphim foi realizada obra de terraplenagem para estabilização de talude através de retaludamento, próximo à rotatória da Rua dos Servidores. Os principais serviços executados foram limpeza de terreno e plantio de grama em 1.500 metros quadrados; escavação, carga e transporte de 4,9 mil metros cúbicos de terra; retaludamento de 450 metros cúbicos de solo; construção de três escadas hidráulicas em concreto armado, de 163 metros de canaleta de concreto; recomposição da calçada e alambrado.

Outras obras

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que duas obras foram iniciadas entre maio e junho e devem ser concluídas em agosto. São elas o muro de arrimo no Bairro João XXIII, no final da Rua Elizabeth Mingarelli, e o muro de arrimo nos fundos do terreno da Rua Edgard Genezini.

Em março, a Prefeitura de Vinhedo concluiu três obras emergenciais importantes de contenção de deslizamentos e inundações nas ruas Albert Sabin, Antonio Barbosa e na Avenida das Indústrias.

No ano passado, a Prefeitura realizou obras de contenção do talude existente na Rua João Edueta, na esquina com a Rua Fabíola Renata de Almeida, com a execução de muro tipo gabião, e também nas encostas do Bairro Casa Verde, entre as ruas Oti e Tamoios.

Autor: Silvana Guaiume