12 JUL 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura instala contrapiso, banheiros e jardim na primeira UBS do Bem-Estar Animal de Vinhedo
Novo espaço vai atender animais de famílias vulneráveis, emergências de animais de rua e animais silvestres
A Prefeitura de Vinhedo está realizando esta semana obras de contrapiso externo, sanitários e dos jardins da primeira Unidade Básica da Saúde do Bem-Estar Animal de Vinhedo, instalada na Rua do Café, na Capela. A previsão é de que a reforma esteja concluída no início de setembro. Nesta segunda-feira, o prefeito Dario Pacheco e diretores do Bem-Estar Animal acompanharam os trabalhos no local.

“A UBS do Bem-Estar Animal é uma importante conquista para Vinhedo. Estamos empenhados em melhorar cada vez mais a saúde dos nossos moradores, com ações e iniciativas que estão sendo realizadas diariamente pela administração municipal, e também termos um espaço para acolher os pets, sobretudo de famílias vulneráveis”, afirmou o prefeito.

O novo espaço vai atender animais de famílias vulneráveis, emergências de animais de rua e animais silvestres. A UBS irá funcionar das 8h às 17h, com um ou dois veterinários diariamente para realizar os atendimentos. A data da inauguração será divulgada assim que estiver definida, após a conclusão das obras. Nesta semana a equipe das obras está instalando o contrapiso externo, reformando banheiros dos funcionários, usuários e pessoas com deficiência (PCD), e implantando o jardim na parte da frente do prédio.

A UBS do Bem-Estar Animal terá centro cirúrgico, sala para o pré-operatório, sala de observação para cães e para gatos, salas administrativas e um anexo para receber animais silvestres. Todo o prédio terá acessibilidade. No local será realizada microchipagem e o cadastro no Cidadão Pet dos cães e gatos de Vinhedo, para todos os interessados, além de castração para pets de famílias em situação de vulnerabilidade e atendimentos voltados para animais em situação de risco extremo. Quando necessário, exames serão realizados pela clinica veterinária conveniada Baloo Vet.

Os animais silvestres que chegarem à unidade passarão por triagem e ficarão no anexo do prédio, temporariamente, até que possam ser transferidos para a Associação Mata Ciliar em Jundiaí, para que sejam soltos assim que recuperados.

Autor: Sophia Castro