29 JUL 2022
PLANEJAMENTO URBANO
IBGE inicia pesquisas do Censo 2022 no dia 1º de agosto em Vinhedo
Recenseadores estarão identificados com uniformes, crachás, QR Codes, bonés e dispositivos móveis; as informações coletadas são confidenciais

O IBGE inicia a coleta de informações do Censo 2022 na segunda-feira, 1º de agosto, em Vinhedo e, simultaneamente, em todos os municípios do Brasil. Os agentes do IBGE vão percorrer as casas para recolher informações sobre as famílias e produzir uma ampla base de dados sobre a população brasileira para que municípios, estados e união possam desenvolver políticas públicas. Todas as informações coletadas são sigilosas e criptografadas.

O IBGE criou um uniforme especifico de identificação para todos os recenseadores, que irão passar de casa em casa realizando as entrevistas. O uniforme inclui colete azul marinho, escrito IBGE atrás, com um bolso transparente na parte frente com dados, foto do recenseador e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade do funcionário. Ele também estará identificado com boné do IBGE.

As informações coletadas serão registradas em um aparelho semelhante a um celular, chamado Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Os recenseadores vão visitar os cerca de 75 milhões de domicílio do Brasil. O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O básico tem 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores, e será respondido pela maioria da população.

Uma parcela dos domicílios será selecionada para responder ao questionário da amostra, com 77 questões que buscam mais detalhes sobre o domicílio e a família, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião, mortalidade, entre outras perguntas. Ao final da entrevista, o recenseador vai solicitar CPF e e-mail do morador, sem caráter obrigatório.

Autor: Sophia Castro