02 AGO 2022
SAÚDE
Secretaria de Saúde de Vinhedo promove incentivo à amamentação no Agosto Dourado
Programação de atividades busca esclarecer dúvidas e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno
A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove uma série de ações este mês para marcar o Agosto Dourado, campanha de incentivo e apoio ao aleitamento materno. A programação inclui palestra, roda de conversa e grupo de gestante durante todo o mês, que têm como objetivo conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a importância do leite materno. O tema da campanha de aleitamento materno este ano é “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”.

Todas as unidades de saúde de Vinhedo estão decoradas com a temática do mês para sensibilizar funcionários, pacientes e a população sobre a importância do leite materno para a formação das crianças. A Secretaria informa que promove ações sobre a importância da amamentação o ano todo nas unidades municipais de saúde, com ênfase no mês de agosto. “Este ano o tema é sobre o apoio e incentivo de todos ao aleitamento materno, com destaque especial ao papel do profissional de saúde”, afirma o secretário Milton Ribolli.

Na quinta-feira (4), acontece no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), às 8h e às 10h, rodas de conversa sobre o aleitamento com a participação de gestantes. No dia 11 de agosto, haverá palestra para servidores municipais com o tema do Agosto Dourado deste ano, “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”, no anfiteatro do Centro de Convivência, às 8h. Para fechar o mês, no dia 23, às 8h, a dentista Tatiana Dias Calori fala sobre a importância do aleitamento materno para a saúde bucal para o grupo de gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr José Osmar Meirelles dos Santos.

A campanha Agosto Dourado surgiu em 1992, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, mas só foi instituída como lei no Brasil em 2017, como uma campanha de ações intersetoriais de incentivo e conscientização sobrea importância do aleitamento materno. A ação tem como símbolo o laço dourado, que apresenta a amamentação como padrão de ouro da alimentação infantil.

De acordo com dados da OMS, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade infantil, garante segurança alimentar e é recomendado exclusivamente até os 6 meses de vida e complementado a alimentação até os 2 anos ou mais. A amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho, previne doenças como diabetes e obesidade nas crianças e o câncer de mama nas mulheres. De acordo com a OMS, seis milhões de vidas são salvas a cada ano por conta da amamentação.

Agosto Dourado

Dia 4 – às 8h e às 10h – Roda de conversa sobre aleitamento com gestantes, no CASM
Dia 11 – às 8h – Palestra “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando” para servidores municipais, no anfiteatro do Centro de Convivência
Dia 23 – às 8h – Palestra da dentista Tatiana Dias Calori sobre a importância do aleitamento materno para a saúde bucal para o grupo de gestantes da UBS Dr. Meirelles