10 AGO 2022
CULTURA
Ônibus Cultural de Vinhedo tem inscrições abertas para segundo passeio do mês de agosto
Moradores vão conhecer o Beco de Batman e o Mercadão de São Paulo; viagem está marcada para próximo dia 21
O Ônibus Cultural de Vinhedo abre nesta quinta-feira (11), às 8h, inscrições para a segunda viagem do mês de agosto, no dia 21, domingo, com saída às 8h em frente ao Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro. O destino é o famoso  Beco do Batman, em São Paulo. No almoço, o grupo irá conhecer o tradicional Mercadão de São Paulo.

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada no link https://bit.ly/onibus_cultural_vinhedo, que estará disponível a partir das 8h do dia 11 de agosto, até que as vagas sejam preenchidas.

O Beco do Batman é um ponto turístico de São Paulo, visitado diariamente por interessados em conhecer a arte exposta nos murais de grafite ao ar livre e tirar fotos. E uma viela do bairro da Vila Madalena, nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, está a galeria de grafite a céu aberto. Sua história começou na década de 1980, quando foi encontrado nas paredes do bairro um desenho do homem-morcego dos quadrinhos.

O acontecimento atraiu estudantes de artes plásticas, que começaram a fazer desenhos de influência cubista e psicodélica nas paredes do Beco, formando a galeria de paredes totalmente cobertas. Os desenhos são renovados constantemente por grafiteiros e a comunidade ajuda a conservar as paredes, que são disputadas pelos artistas. O Beco tornou-se um ponto turístico obrigatório para os amantes das artes urbanas.

O local possui um armazém que vende iguarias artesanais, parte delas produzida com produtos orgânicos, e uma loja de artesanato sustentável com os mais diversos utensílios, produzidos com materiais variados.

O Mercado Municipal Paulistano é um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. O espaço gastronômico oferece saborosos pratos, enquanto o visitante aprecia a beleza arquitetônica do imóvel, inaugurado em 25 de janeiro de 1933, no aniversário da cidade de São Paulo. O edifício foi projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini , chefe do departamento de desenho arquitetônico do escritório de Ramos de Azevedo, que também é responsável pelo Teatro Municipal e pela Pinacoteca.

A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 vitrais. O Mercadão de São Paulo é conhecido ainda pelo famoso pelo sanduíche de mortadela, mas vende desde especiarias, verduras, legumes, frutas fresquinhas, carnes, aves, peixes, frutos do mar, até massas, queijos, doces e produtos importados.

Primeira viagem de agosto

No mês de agosto, o Ônibus Cultural de Vinhedo contou também com viagem para a emissora de TV Band, no dia 9, onde os visitantes assistiram a gravação de dois programas Faustão na Band. A segunda viagem do mês foi programada este mês porque não pôde ser realizada em julho, em função da realização do 12º Festival de Inverno.

Programação Ônibus Cultural de Vinhedo
Beco do Batman e Mercado Municipal de São Paulo
Dia 21 de agosto
8h - Embarque e partida de Vinhedo, em frente ao Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, rumo ao Beco do Batman em São Paulo
Próximo ao horário de almoço - Chegada ao Mercadão de São Paulo;
15h30 - Reencontro para embarque e retorno a Vinhedo
17h30 - Previsão de chegada a Vinhedo.

Autor: Sophia Castro