12 AGO 2022
Vinhedo inova e vai ganhar sistema inédito de gestão de trânsito e segurança
Plataforma vai permitir à administração pública adotar medidas e tomar decisões com muito mais agilidade e eficiência
Vinhedo está implantando um inovador sistema digital de gestão de trânsito e segurança que vai permitir à administração pública adotar medidas e tomar decisões com muito mais agilidade e eficiência. Segundo os responsáveis, apenas cinco cidades no Brasil utilizam esse sistema e em Vinhedo ele é mais completo porque vem sendo aprimorado pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana. A plataforma Drive, que já começou a ser instalada, utiliza uma grande base de dados, inserida pelo município a partir do aplicativo Waze, para monitorar a cidade.

“Estamos dando mais um passo importante no projeto de transformar Vinhedo em uma cidade forte e sustentável. Estamos utilizando a tecnologia para otimizar e agilizar a gestão municipal, com muito mais transparência. Vinhedo é a segunda cidade do Brasil mais conectada, inteligente e desenvolvida, pelo número de habitantes, e vamos ser a primeira”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Entre outros processos digitalizados na cidade, dr. Dario citou a implantação do pregão eletrônico, do prontuário eletrônico na Saúde, a aprovação de plantas online, o Procon Digital e acesso a diferentes serviços municipais pela internet, entre outros. “O Drive é uma ferramenta valiosa de gestão, que se soma a outras já existentes”, afirmou.

A base de dados do Drive inclui informações de câmeras de monitoramento, semáforos, sistema de fiscalização eletrônico, parquímetros, frotas de veículos municipais, como viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), ambulâncias, caminhões de coleta de lixo e ônibus do transporte público. A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana solicitou aos desenvolvedores e, em Vinhedo, o sistema vai incluir informações do Infosiga, Sistema de Informações Gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo.

Inteligência

O software Drive começou a ser implantado em Vinhedo há 10 dias e está na fase da inclusão de dados. O próximo passo é o desenvolvimento da inteligência do sistema. A previsão é de que todos os recursos estejam disponíveis até o fim do ano, segundo o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes.

De acordo com Arantes, a plataforma aponta eventuais intercorrências, como semáforo quebrado, congestionamento atípico, acidente de trânsito, e agiliza a tomada de decisões e a mobilização da equipe para resolver a demanda. “Vamos saber, inclusive, quais as viaturas da Guarda estão mais próximas para atender à ocorrência”, apontou.

O novo sistema também vai permitir a produção de relatórios e estatísticas para o desenvolvimento de políticas públicas específicas e a adoção de medidas preventivas, definindo estratégias para, por exemplo, evitar acidentes de trânsito ou congestionamentos recorrentes.

Com o sistema, a Secretaria poderá verificar, entre outros, se os ônibus de transporte público estão cumprindo itinerários e horários, se as viaturas da Guarda estão realizando o patrulhamento nos bairros, inclusive nos de maior registro de ocorrências. Permite ainda checar as imagens de todas as mais de 500 câmeras de monitoramentos de prédios públicos e de vias municipais que estão sendo instaladas na cidade.

Cores

O Drive utiliza um sistema de cores, verde, amarelo e vermelho, para apontar falhas em qualquer um dos recursos disponíveis no sistema. Ele monitora todas as vias municipais e pode ser direcionado para fornecer informações específicas. O monitoramento será realizado no Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom) da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, mas poderá ser acessado por servidores responsáveis, em diferentes secretarias, pelo computador.

“Saúde poderá monitorar ambulâncias, Educação poderá monitorar os prédios escolares, Serviços Público poderá acompanhar a coleta de lixo. É uma ferramenta de gestão para a cidade”, disse Arantes. Segundo o sócio-diretor da Sentran, que está implantando o Drive, Eduardo Ramalho, Vinhedo é o segundo município do País a utilizar o sistema e o primeiro com o nível de complexidade solicitado pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana.

“O sistema é dinâmico, poderá ser sempre atualizado conforme a necessidade do município”, afirmou Ramalho. Ele comentou que o software desenvolvido para Vinhedo foi inscrito pela empresa, por sua inovação e ineditismo, no Connected Smart Cities, projeto multidimensional que atua para acelerar o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. No relatório Connected Smart Cities, produzido pela consultoria Urban Systems em setembro do ano passado, Vinhedo é a segunda cidade mais conectada, inteligente e desenvolvida do Brasil entre os municípios com população de 50 a 100 mil moradores.

Autor: Silvana Guaiume