17 AGO 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Zoonoses de Vinhedo cadastra tutores interessados em vacinar cães e gatos contra raiva
Cadastro será feito por telefone, no número 3826-7800, ramal 3009, técnicos vão entrar em contato para avisar sobre o agendamento
O Departamento de Zoonoses de Vinhedo está cadastrando moradores interessados em vacinar cães e gatos contra a raiva. O cadastro será feito por telefone, no número 3826-7800, ramal 3009. Será preciso informar o nome do tutor, telefone para retorno e quantidade de animais que receberão a vacina. Os técnicos de Zoonoses vão entrar em contato com os interessados para avisar sobre o dia e horário agendado para a vacinação.

A Campanha de Vacinação Antirrábica anual foi suspensa pelo governo estadual no estado de São Paulo em 2020, devido à pandemia, e a suspensão foi mantida em 2022, conforme a Deliberação CIB (Comissão Intergestores Bipartite) 169, de 15 de dezembro de 2021.

O Departamento de Zoonoses de Vinhedo continua realizando a vacinação antirrábica de cães e gatos em estratégia de rotina, atendendo os agendados, cães e gatos que tiveram contato com morcegos e, quando for o caso, bloqueio de foco em local de eventual contaminação. O agendamento é necessário para evitar o desperdício de vacinas, sendo que cada frasco contém 25 doses, que precisam ser utilizadas depois que o frasco é aberto.

Vinhedo não registra nenhum caso de raiva em cães e gatos há mais de 20 anos. O último registro foi de raiva em morcego, há mais de um ano, em março do ano passado.

Autor: Silvana Guaiume