18 AGO 2022
EJA do Ensino Médio volta a ser municipal em Vinhedo em 2023
Professoras e professores municipais vão receber qualificação e treinamento para atender à nova proposta de profissionalização
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio volta a ser municipal a partir de 2023 em Vinhedo. A Secretaria de Educação da cidade percorreu escolas, promoveu encontros com estudantes, educadores e representantes da Diretoria de Ensino Região Oeste, com sede em Campinas, e concluiu que a municipalização do EJA do Ensino Médio deve ser mantida no município.

Neste ano, com a reformulação do Ensino Médio, o governo estadual assumiu a EJA do Ensino Médio em Vinhedo, para implantar essa nova proposta de formação mais técnica e engajada com a qualificação profissional. Uma nova turma foi matriculada dentro dessa proposta e terá as aulas do 1º ano (termo) da EJA do Ensino Médio neste semestre, na Escola Estadual Maria do Carmo Ricci Von Zuben, com professores da Rede Estadual de Educação.

As demais turmas, de 2º e 3º anos, continuam sendo coordenadas pela Secretaria de Educação de Vinhedo nas escolas municipais Professor André Franco Montoro e Integração. A partir de 2023, todas as turmas da EJA do Ensino Médio voltam a ser municipais, concentradas nas unidades Franco Montoro e Integração. Para isso, professoras e professores municipais da EJA vão receber qualificação e treinamento para atender à proposta de profissionalização do novo Ensino Médio.

“Este ano, vamos acompanhar de perto essa turma na escola estadual, que vai cursar o 1º ano. A partir de 2023, todo o EJA será novamente unificado na Rede Municipal de Educação”, afirma a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti. A Rede Municipal também é responsável pela EJA do Ensino Fundamental.

Segundo Rogéria, num primeiro momento a Secretaria entendeu que seria melhor para os estudantes da EJA ingressarem na nova organização formativa do Ensino Médio, criada pelo governo do Estado, que já administra as escolas estaduais de Vinhedo de Ensino Médio. “A passagem da EJA Ensino Médio para o Estado sempre teve como foco os alunos, as novas oportunidades que eles terão com essa nova formação”, disse.

Nas últimas semanas, entretanto, equipe da Secretaria de Educação de Vinhedo se reuniu com alunos e educadores e considerou que a manutenção da EJA Ensino Médio municipalizada atende melhor às expectativas dos estudantes.

“O foco continua sendo os estudantes e, em conversas com eles, percebemos que há certas especificidades das turmas que frequentam a Franco Montoro e a Integração, questões do cotidiano e das necessidades desses alunos. Por isso, no lugar de entregarmos a EJA para o Estado, achamos mais proveitoso treinar nossos professores para que eles se adaptem ao novo modelo de formação profissionalizante do Ensino Médio”, esclareceu Rogéria.

Segundo a secretária, a mudança realizada no 1º ano da EJA Ensino Médio neste semestre não vai interferir no processo de educação dessa e das demais turmas. Ela reforçou que a Rede Municipal de Educação vai acompanhar esse grupo e que as novas propostas do Ensino Médio vão ser implementadas no EJA municipal.

Educação de Jovens e Adultos

Na EJA, para cursar o Ensino Fundamental a idade mínima é de 15 anos e para se matricular no 1º ano do Ensino Médio, o interessado deve ter 18 anos completos, conforme legislação. Os três anos do Ensino Médio são realizados em três semestres para quem participa da EJA. Hoje Vinhedo tem cerca de 200 alunos cursando a EJA Ensino Médio.

Autor: Silvana Guaiume