22 AGO 2022
Alunos da Rede Municipal de Vinhedo participam de experimento sobre saúde bucal
Programa orienta estudantes de todas as faixas etárias sobre a importância dos cuidados odontológicos
Alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Vinhedo estão aprendendo na prática a importância do flúor e da escovação para manter os dentes saudáveis. A ação faz parte do programa do Departamento de Odontologia, da Secretaria de Saúde, para orientar estudantes de todas as faixas etárias sobre a importância da saúde bucal. O programa já passou pelo Berçário, Maternal, Educação Infantil e agora atende crianças a partir do 5º ano.

Dentistas da Secretaria de Saúde utilizam um experimento para levar informações e orientações sobre a Saúde Bucal aos estudantes. O experimento utiliza a casca do ovo, que tem em sua composição elementos semelhantes aos do esmalte dental, e simula a acidez da saliva após a ingestão dos alimentos com a ajuda do vinagre.

Os dentistas aplicam flúor sobre a casca de ovo e os alunos conseguem visualizar como a substância age na proteção dos dentes, comparando a corrosão provocada pelo vinagre na superfície que não está protegida e na área em que a substância foi aplicada, reforçando a importância do flúor para a saúde dos dentes.

O flúor está presente na água tratada de Vinhedo distribuída aos moradores, que é fluoretada, e no creme dental. A substância também pode ser aplicada, em maior concentração, em consultórios odontológicos. Na orientação feita aos estudantes, os dentistas explicam sobre a importância da escovação imediatamente após as refeições e dos problemas acarretados pelo hábito de comer entre as refeições.

Os alunos recebem ainda instruções para uma melhor higiene oral e, no final da apresentação, um kit contendo escova, creme dental e fio dental para colocarem em prática o conteúdo aprendido.

O projeto com o Fundamental II foi iniciado este mês e já atendeu cerca de 850 alunos. Todas as unidades de ensino municipais serão visitadas. As próximas escolas são Integração, Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut, CIC Eduardo Von Zuben, Jair Mendes de Barros e Professor Ricardo Junco Neto. Depois de concluído o Fundamental II, o programa será levado para os estudantes do Fundamental I.

Autor: Silvana Guaiume