23 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação e Desenvolvimento Econômico visitam ETEC de Jundiaí para parceria com Vinhedo
Objetivo é que mais alunos vinhedenses ingressem no ensino técnico profissionalizante
A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti e a secretária de Desenvolvimento Econômico Angélica Bastos, estiveram em visita à Escola Técnica Estadual (ETEC) Jundiaí Vasco Antônio Venchiarutti, referência no ensino profissionalizante para viabilizar parcerias com os alunos da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo.

As equipes foram recebidas pelo secretário de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo José da Silveira Alvarez e também pelo professor e vitivinicultor vinhedense, Adilson Amatto, que leciona disciplinas na instituição. A ETEC Jundiaí é a maior do Estado em Agropecuária e faltam profissionais no mercado de trabalho na região.

Na visita, as equipes conheceram a estrutura do local, os cursos ofertados e formas de ingresso dos alunos que têm que passar por um processo seletivo para conquistarem uma vaga. “Nosso objetivo é trabalharmos a questão profissionalizante, trazendo esse olhar para a busca tanto para os jovens do Ensino Médio quanto para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que terá o currículo adaptado para o próximo semestre para que volte a ser oferecido pelo município”, explica Rogéria.

De acordo com Angélica, estudar numa ETEC amplia as oportunidades aos jovens, com cursos atuais e de grande qualidade educacional. “Nós queremos levar nossos alunos para que eles também tenham acesso a esse ensino de alta qualidade e já vão se preparando para o mercado de trabalho desde já”, destaca a secretária.

A ETEC é um programa de formação de profissões de nível técnico, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, com mais de 228 mil alunos nas cidades paulistas. Atualmente, a instituição oferece os cursos de Administração, Agrimensura, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Edificações, Informática para Internet, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho. Os cursos são oferecidos no período diurno e noturno e o ingresso é feito mediante Vestibulinho.

Autor: Ana Cândida Briski