25 AGO 2022
Vinhedo retoma divulgação da cartilha sobre pessoa em situação de rua
Documento esclarece sobre a Política Nacional de Atendimento e Assistência; material está disponível para consulta
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Vinhedo desenvolveu uma cartilha informativa para orientar e esclarecer sobre o atendimento à pessoa em situação de rua na cidade. O documento “A Rua como Espaço de Cidadania” apresenta o perfil desse grupo e o compromisso da Prefeitura em atender essa população. O material está disponível para consulta, basta clicar aqui.

Em Vinhedo, o atendimento ao morador em situação de rua é integrado, envolve as secretarias de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Cultura e Turismo, Defesa Social e Mobilidade Urbana, que trabalham juntas para garantir o acolhimento e encaminhamento dessa população.

A legislação garante que o município tenha políticas públicas voltadas a esse público. O documento explica que a pessoa tem garantido constitucionalmente o direito de permanecer na rua e ela só deixa o local se for de sua vontade, portanto, o atendimento e o acolhimento dependem da autorização do morador.

Atendimento

A abordagem social acontece diariamente em Vinhedo, na busca ativa promovida por agentes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Esses agentes oferecem atendimento e serviços para o morador em situação de rua, desde ações emergenciais, como alimentação e banho, até processos mais complexos, como abrigo municipal, retomada do contato com os familiares e reinserção no mercado de trabalho.

Na abordagem, caso concordem, os moradores em situação de rua também podem ser encaminhados para atendimentos de saúde e psicológico, entre outros, de acordo com a necessidade.

Parar acionar a abordagem social basta entrar contato com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, pelo telefone 3826-7800, ramal 1900, ou com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelo telefone 3826-7800, ramal 1950, das 8h às 17h. A partir das 18h, o contato deve ser feito com a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo 153.

Serviço especializado em abordagem social
Ramais 1900 e 1950
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 299 – Centro