06 SET 2022
4º Festival de Invenção e Criatividade Vinhedo acontece em outubro
FIC promove celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira com atividades, oficinas e palestras
Preparem os robôs, os foguetes e as demais experiências criativas. O 4º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) Vinhedo já tem data marcada e, depois de dois anos online, volta a ser presencial. A quarta edição do Festival de Invenção e Criatividade de Vinhedo acontecerá no Parque Municipal Jayme Ferragut, no dia 22 de outubro, sábado, das 9h às 17h, aberta ao público e entrada gratuita.

Vinhedo foi um dos pioneiros do FIC no Estado de São Paulo e é referência no Festival. “Muita gente nos procura para compartilharmos nossas experiências com o FIC”, afirmou a educadora, organizadora do festival e integrante da Central de Formações e Mídias da Rede Municipal de Educação (Ceformi), Roberta Tafarello.

O FIC é uma celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Crianças, jovens, os familiares e educadores podem explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída. O evento busca divulgar, inspirar e facilitar o desenvolvimento de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.

A expectativa para 2022 é de que o evento reúna diferentes protagonistas de educação e inovação, de alunos e educadores, a empresas e empresários inovadores. O 4º FIC terá quatro pilares, oficinas makers de aprendizado mão na massa, networking com a maior rede de inovação e criatividade em um só lugar, mostra interativa de trabalhos inovadores da educação pública e privada e empresas de tecnologia e educação disruptivas em seus segmentos.

Quatro anos

O primeiro festival de Vinhedo aconteceu presencialmente em 2019, reuniu mais de 2 mil pessoas no Parque Municipal Jayme Ferragut e teve a participação de quatro escolas municipais, com alunos de 6 a 12 anos de idade. Participaram do evento reitores da USP, da Unicamp, e representantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Os eventos de 2020, FIC em Casa, e de 2021, FIC Vacinado, foram realizados online por causa da pandemia. “Também fomos pioneiros no formato online do festival”, contou Roberta. O formato presencial será retomado este ano com a participação de sete escolas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Ao menos 33 professores da Rede Municipal de Educação de Vinhedo, que também integram a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, participaram de cursos de formação para o evento.

As atividades do FIC deste ano pretendem envolver as 36 escolas municipais de Vinhedo, cerca de 1.450 educadores, mais de 10 Secretarias de Educação convidadas, 11 mil estudantes da Rede Municipal, escolas particulares, empresas, empresários, pesquisadores e apoiadores da inovação e da educação inovadora.

Aprendizagem Criativa

No ano passado, Vinhedo também foi escolhida entre 10 municípios brasileiros para integrar a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para  crianças e jovens de todo o país.

Em festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015. A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é uma das organizadoras do FIC deste ano em Vinhedo, com a Prefeitura e o Ceformi.

Autor: Silvana Guaiume