14 SET 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Vinhedo castra 117 pets no terceiro mutirão e registra falta de 80 animais agendados
Ação foi realizada no estacionamento do campo de futebol da Vila João XXIII e outros mutirões serão promovidos
O Departamento de Bem-Estar Animal de Vinhedo castrou 117 cães, cachorras, gatos e gatas no fim de semana, no 3º Mutirão de Castração, no estacionamento do campo de futebol da Vila João XXIII. Os pets foram inscritos no mutirão por seus tutores, mas 80 deles não levaram os animais para a cirurgia no dia marcado, sábado (10). Treze animais não puderam ser castrados porque estavam em jejum há muitas horas e o recomendado é de apenas oito horas.

“Estamos trabalhando com diferentes iniciativas para promover a posse responsável dos animais no nosso município e a castração é uma das mais efetivas delas. Já foram três castrações realizadas na cidade este ano e outras vão acontecer para que possamos atender os moradores e evitar o abandono de animais nas ruas da cidade. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

O diretor do Bem-Estar Animal, Bruno Lopes, destacou a organização do evento e lamentou as faltas. “Mais uma vez o mutirão foi muito bem sucedido, com atendimento aos moradores que fizeram suas inscrições previamente e puderam participar dessa grande iniciativa. Infelizmente, registramos um alto índice de faltas, o que prejudica o programa, já que outros animais poderiam ter sido castrados no lugar dos que faltaram”, afirmou.

Lopes explicou, porém, que novos mutirões vão acontecer na cidade abertos a todos os tutores interessados. O próximo bairro a receber a ação será o Jardim Três Irmãos.

Depois do mutirão, os tutores recebem medicamentos pós-operatórios gratuitos e contato de clínica veterinária 24 horas caso haja necessidade de atendimento de urgência por causa da castração nos dez dias seguintes à cirurgia. O Departamento de Bem-Estar Animal está promovendo a castração em etapas para que os animais possam ter atendimento de melhor qualidade, com agendamento, organização, bem-estar para os tutores e para seus pets.

Outros mutirões

O 2º Mutirão de Castração foi realizado pelo Bem-Estar Animal de Vinhedo no início de julho, quando foram castrados 273 cães e gatos, machos e fêmeas, no Centro de Convivência Cultural e 10% dos tutores agendados não compareceram à castração.  No 1º Mutirão de Castração, realizado no fim de maio, foram castrados 190 pets no Parque Ecológico da Capela.

Microchipagem

A microchipagem continua aberta a todos os tutores do município e pode ser feita no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1.615, Pinheirinho) às segundas-feiras e sextas-feiras, das 8h às 11h. Não é necessário agendar a microchipagem, basta levar o animal, o Cartão Cidadão e documento com foto. São distribuídas 20 senhas por dia.

O procedimento é gratuito, indolor e realizado em poucos segundos. A microchipagem vem ocorrendo desde maio na cidade e já passou pelas regiões da Capela, da Vila João XXIII, Represa e Centro de Convivência.