19 SET 2022
‘A Dengue na Copa’ é apresentada em escolas municipais de Vinhedo
Projeto de contação de estória é levado pela Zoonoses para alunos de 4 a 7 anos dos Centros de Educação Infantil municipais
O Setor de Zoonoses de Vinhedo iniciou nesta segunda-feira (19), em parceria com a Secretaria de Educação, um projeto de contação de história temático sobre a Copa do Mundo para conscientizar e prevenir crianças em relação à dengue. O público alvo são estudantes de 4 a 7 anos de idade, nos Centros de Educação Infantil (CEIs). A proposta da apresentação “A Dengue na Copa” é utilizar contextos lúdicos para essa faixa etária e abordar os riscos da dengue usando a competição mundial como tema.

O projeto temático será realizado nas CEIs até dezembro, quando termina a Copa do Mundo.  As apresentações utilizam um livro gigante e uma estória ensaiada pelos funcionários de Zoonoses para mostrar o tema aos alunos. A leitura do texto animado acontece nos períodos da manhã e tarde, com prévio agendamento.

A contação de história começou na CEI Monteiro Lobato, no período da manhã, nesta segunda-feira (19). Nesta terça (20) será levada para a CEI Narizinho nos dois períodos. Na quarta-feira (21) será apresentada na CEI Emília no período da tarde e na quinta-feira (22) chega à CEI Peter Pan nos dois períodos. A sexta-feira (23) será utilizada para eventuais adequações da apresentação e agendamento de outras CEIs para a próxima semana.

Segundo a Seção de Zoonoses, o projeto foi idealizado na Copa do Mundo passada, há quatro anos. A princípio foi escrito o roteiro de uma pequena peça de teatro, mas o departamento adaptou a estória para um livro gigante. “Acreditamos que essa é a melhor faixa etária para multiplicação de informações. É uma contação de estória que leva informações sérias para um público que aprende brincando”, afirmou o secretário de Saúde, Milton Ribolli. O tema foi escolhido porque as crianças já estão envolvidas com a competição, o que torna mais fácil a compreensão.