26 SET 2022
CULTURA
Secretaria de Cultura seleciona monumento em homenagem ao samba de roda em Vinhedo
Interessados poderão se inscrever entre 10 e 14 de outubro pelo formulário no link https://bit.ly/concursocultural001-22_vinhedo
Para homenagear o movimento do samba de roda de Vinhedo, a Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo promove um concurso cultural que vai selecionar monumento que será instalado na Praça Aurora Sudário, na Capela. As inscrições para artistas e empresas interessados estarão abertas do dia 10 de outubro, às 17h, ao dia 14 de outubro, no formulário disponível no link https://bit.ly/concursocultural001-22_vinhedo, que contém mais informações sobre o projeto.

A iniciativa é resultado de uma emenda impositiva da Câmara Municipal de Vinhedo, da vereadora Nayla de Souza, que destina R$ 40.000,00 para a realização do monumento. O projeto deverá levar em consideração os instrumentos tradicionais usados no samba de roda, como o bumbo, a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô, o berimbau e deverá conter uma placa contando a história do patrimônio imaterial paulista em Vinhedo.

O movimento em Vinhedo é marcado pelo grupo Samba de Roda da Dona Aurora, que mantêm a tradição do Samba de Bumbo entre os raros praticantes de samba paulista, considerado patrimônio imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat ). O Samba de Roda brasileiro é considerado patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco.

Autor: Sophia Castro