28 SET 2022
Evento na Capela promove o Dia Mundial do Coração em Vinhedo
Profissionais da Saúde e estudantes vão medir a pressão arterial dos moradores interessados e orientar sobre alimentação saudável
A Secretaria Municipal de Saúde promove evento na praça em frente à Policlínica da Capela, nesta quinta-feira (29), para promover o Dia Mundial do Coração. Servidores da Saúde e alunos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic estarão no local, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30, medindo a pressão arterial dos moradores interessados e orientando sobre práticas de alimentação saudável.

O evento busca conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração, e vai contar com a participação de 10 estudantes da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, em parceria com a Secretaria de Saúde.

As doenças cardiovasculares (DCV) são a causa número um de mortes no planeta. Os fatores de risco incluem fumo, diabetes, hipertensão e obesidade. As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com 30% de mortes. Até 2040, a estimativa é de que haja aumento de até 250% dos casos de doenças cardiovasculares no país.

Em sua grande maioria, as doenças do coração se manifestam na vida adulta, mas é na infância que o processo de aterosclerose tem seu início. A prática de atividades físicas regularmente e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol e a uma alimentação saudável, a reduzem em 80% essas mortes.

Dicas de prevenção:

– abandonar o tabagismo
– praticar atividade física, conforme orientação médica
– fazer trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já é benéfico ao coração
– manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas
– inserir vegetais, folhas e legumes nas refeições
– trocar a sobremesa calórica por uma fruta
– evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados
– restringir a ingestão de bebidas alcoólicas

Dia Mundial do Coração em Vinhedo
29 de setembro – quinta-feira