07 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Professores de Vinhedo participam de visita ao MIT Media Lab (EUA) para promover educação inovadora
Grupo visitou escolas, participou de cursos e dividiu experiências com pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology
Dois professores da Rede Municipal de Educação de Vinhedo estiveram entre os 20 educadores que participaram da Expedição Criativa em Boston, nos Estados Unidos, para debater e promover a inovação na educação. O evento teve como tema “Alavancando a Adoção Sistêmica da Aprendizagem Criativa nas Redes Públicas”. Os professores da Rede Municipal de Vinhedo Diego Rodrigues Gonçalves, formador mestre do programa Escolas Criativas, e Peter Rodrigo Trento, articulador e mestre, participaram da expedição.

Vinte representantes de 10 secretarias de Educação do País estiveram em Boston, de 19 a 23 de setembro, convidados pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Eles visitaram quatro escolas que adotam práticas efetivas de aprendizagem criativa, participaram de cursos sobre como integrar o método no currículo escolar, oficina de computação criativa e dividiram experiências com pesquisadores do Grupo Lifelong Kindergarten (Jardim de Infância para a Vida Toda, traduzido para o português), do MIT.

Os educadores trabalham nas redes municipais de Educação de nove cidades que integram a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Vinhedo, Jaguariúna, São Bernardo do Campo, Branquinha, Caruaru, Curitiba, Recife, Ribeirão das Neves, São Luiz e da rede estadual do Rio Grande do Sul.

A Rede Brasileira de Aprendizagem foi criada em 2015, a partir de uma iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) junto à Fundação Lemann. É um movimento do terceiro setor que trabalha para o fortalecimento da educação pública com a Aprendizagem Criativa. Conta com uma comunidade de mais de 5 mil membros entre educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores, alunos e outros interessados na implementação de práticas mais criativas, mão na massa e relevantes para os alunos de  escolas, universidades, espaços não formais de aprendizagem e residências de todo o Brasil.

O programa Escolas Criativa prevê impactar 500 mil alunos até 2024, em dez redes de ensino municipais e nas redes estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Alagoas.