18 OUT 2022
Vinhedo divulga Plano Municipal da Criança na Primeira Infância (ViPI)
Documento, baseado em 12 eixos, está disponível para consultas no site da Prefeitura, no link https://cutt.ly/5BJJQHL
O Plano Municipal da Criança na Primeira Infância (ViPI), lançado durante a programação da Semana da Criança na cidade, está disponível para consultas no site da Prefeitura, no link https://cutt.ly/5BJJQHL. O material apresenta desde informações sobre o processo de elaboração do ViPI até propostas, em 12 diferentes eixos, elaboradas com apoio da população. O Plano Municipal foi desenvolvido a partir da mobilização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Poder Executivo.

“Como gestor, é fundamental atender adequadamente as crianças na primeiríssima e primeira infância para que possam crescer como cidadãos plenos. Como médico, sei da importância de oferecer toda a atenção necessária à gestante e aos bebês para que possam crescer saudáveis e fortes. Temos trabalhado em Vinhedo para o amplo desenvolvimento dos cidadãos desde a gestação, com ações práticas e iniciativas pautadas pelo respeito, seriedade, compromisso e acolhimento. Os desafios existem, mas nós os enfrentamos com trabalho e propósito”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Os trabalhos foram viabilizados por um Comitê Intersetorial, coordenado pela Secretária de Assistência Social e Cidadania. Fizeram parte do Comitê representantes das Secretarias de Governo, Assistência Social e Cidadania, Educação, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Planejamento Ambiental, Saúde e Justiça, e da autarquia Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi), tendo como convidados integrantes do CMDCA, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e do Conselho Tutelar.

O Plano Municipal da Primeira Infância foi uma iniciativa aberta à participação de toda a sociedade, com propostas enviadas por e-mail e formulários. O documento, com foco nas crianças até 6 anos de idade, busca garantir condições para um desenvolvimento saudável, seguro, sustentável com atividades e políticas públicas definidas. O Comitê realizou escutas e pesquisas com crianças e suas famílias, somando 731 entrevistas, que serviram de subsídio para os eixos estruturantes do Plano.

“Nada é tão importante como priorizar a primeira infância, fase que determina a vida do indivíduo. Nessa fase é preciso priorizar a família, a afetividade, o respeito às diferenças e possibilitar o desenvolvimento das potencialidades individuais”, disse a secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon.

Os 12 eixos do ViPI foram definidos a partir do Plano Nacional e no Plano Primeira Infância de Campinas. São eles A família e a comunidade da criança; Crianças na diversidade; Criança com saúde; Educação infantil; Assistência social às crianças e suas famílias; Atenção integral às crianças e suas famílias em situação de violência; Prevenção de acidentes na primeira infância; A criança e o espaço - a cidade e o meio ambiente; Do direito de brincar ao brincar de todas as crianças; Controlando a exposição precoce das crianças às mídias eletrônicas e digitais; Protegendo as crianças da pressão consumista; e Aleitamento materno e alimentação saudável.

O secretário de Saúde, Milton Ribolli, comentou que as ações da primeira infância na Saúde têm importância com o conceito dos “1.000 dias”, o olhar desde o início da gravidez da mãe até os 2 anos de vida da criança, e segue até a criança completar 6 anos. “A Rede Municipal de Saúde, através das UBSs, contempla as necessidades da gestante e da criança, com a força das ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e condutas oportunas para cada fase de vida. Atuamos de forma interdisciplinar e multidisciplinar para atender às demandas que chegam aos serviços de saúde”, disse o secretário.

Para fortalecer o ViPI, foram realizadas reuniões com gerências, coordenadoras do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) e representantes de organizações da sociedade civil. Um formulário foi utilizado para coleta de sugestões de propostas junto aos moradores. O Comitê recebeu 127 propostas de famílias, crianças e adolescentes.

“A Educação Infantil da Rede Municipal de Vinhedo percorreu todas as suas vinte unidades educacionais em busca da sensibilidade tão peculiar da criança para o mundo. Um olhar inspirador, que nos faz sonhar e transformar a realidade através das múltiplas linguagens da infância e a forma como as crianças pesquisam, produzem cultura e conhecimento. Nesse sentido, o ViPI é uma grande conquista pelo respeito às infâncias de nosso município”, apontou a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti

Entre as diretrizes técnicas do ViPI estão integralidade: o plano abrangendo todos os direitos da criança; multisetorialidade das ações de modo integrado; valorização dos processos que geram atitudes de defesa, proteção e de promoção da criança; valorização e qualificação dos profissionais que atuam diretamente com as crianças; e atribuição de prioridade para território de maior vulnerabilidade e risco social.

Estudos e pesquisas já comprovaram que o investimento na proteção da criança na sua primeira Infância é crucial para seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social nos primeiros anos de vida, pois é nessa fase que se desenvolve a base das habilidades cognitivas e sociais que sustentarão a aprendizagem ao longo da vida.

Links para consultar o ViPI

Autor: Silvana Guaiume