24 OUT 2022
4ª edição do FIC de Vinhedo reúne 3 mil pessoas no Parque Municipal
Mostra interativa de trabalhos inovadores da educação e de empresas de tecnologia contabilizou mais de 40 projetos
A quarta edição do Festival da Invenção e Criatividade (FIC) de Vinhedo reuniu mais de 3 mil pessoas no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento registrou participação de cidades da região, como Valinhos, Louveira, Jundiaí, Hortolândia, Jaguariúna e Campinas, e também de outras regiões, como Capivari e São Bernardo do Campo. A mostra interativa de trabalhos inovadores da educação pública, privada e empresas de tecnologia contabilizou mais de 40 projetos e ao menos 70 professores estiveram no FIC como aprendizes.

“O evento foi um sucesso, refletiu nossa expectativa e atraiu milhares de moradores da região e de outros municípios para participar dessa grande festa da educação disruptiva. Pesquisadores, professores, estudantes e famílias participaram de uma série de atividades voltada para o ensino e aprendizagem não convencionais. Nossa Rede Municipal de Educação está muito atenta às mudanças dos conteúdos pedagógicos e realizou um festival com muita criatividade. Parabéns a todos”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O FIC Vinhedo contou com técnicos do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, que apresentaram experimentos, demonstração de dados meteorológicos e de imagens de satélite. Ramachrisna Teixeira, professor coordenador do Observatório Abrão de Moraes, e a pesquisadora Laís Borbolato trouxeram informações sobre telescópios e astronomia.

O evento contou com participação de Iuri Rubin, do Instituto Anísio Teixeira da Bahia, do pessoal da Ecobrinquedoteca de Campinas, do Clube de Xadrez de Jundiaí, do Projeto Fanfarras das escolas municipais de Vinhedo, representantes da Sanebavi, do Consórcio PCj e do Procon, entre outros.  As oficinas abertas ao público atraíram dezenas de participantes, crianças e adultos, com destaque para as de drone, foguete e cosplay.

O FIC é um evento intersetorial, envolve as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania e Educação. Um das novidades deste ano foi a equipe da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que apresentou o aplicativo Octoplay, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e que está em fase de teste. A plataforma de programação em blocos, como o Scratch, foi melhor adaptada para uso em tablets e celulares.

Autor: Silvana Guaiume
24/10/2022