31 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Vinhedo Mais Segura instala 308 câmeras em 69 prédios municipais
Cicom está sendo ampliado e vai monitorar 510 câmeras com a instalação dos novos equipamentos
O programa Vinhedo Mais Segura, que está instalando 450 novas câmeras de monitoramento em 90 prédios públicos e em vias da cidade, já concluiu o processo em 69 unidades municipais, totalizando 308 câmeras instaladas e funcionando. Nas unidades municipais, o sistema de segurança conta com as câmeras e a central de alarme. O programa inclui ainda a ampliação da Central de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom) da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, que está com as obras em andamento.

O Cicom vai monitorar mais de 510 câmeras com a instalação dos novos equipamentos. O Vinhedo Mais Segura vai cobrir praticamente todos os prédios públicos municipais e reforçar o monitoramento realizado em pontos estratégicos da cidade, como entradas e saídas, para oferecer mais segurança, proteção e tranquilidade aos moradores. A previsão é de que todas as instalações estejam concluídas em dezembro deste ano, incluindo a ampliação da Cicom, que vai ganhar um novo videowall eletrônico de monitoramento e uma nova sala de treinamento dos guardas.

As instalações das câmeras e outros equipamentos eletrônicos estão sendo feitas por uma empresa contratada por licitação pública pela Prefeitura, com coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana e do Departamento de Tecnologia de Informação (TI). Segundo o Departamento de TI, até a próxima semana deverão estar em funcionamento mais 10 câmeras de monitoramento de vias públicas, modelo PTZ (speed dome), que serão integradas ao Cicom.

A empresa contratada também está construindo infraestrutura subterrânea e em postes para a instalação das 130 câmeras restantes. Nos prédios utilizados pela Prefeitura, as câmeras vão funcionar como uma minicentral que vai identificar, com alarmes, quando houver invasão e irregularidades. Nesse caso, as imagens vão ficar em evidência para a equipe de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) no Cicom.