16 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Escolas municipais de Vinhedo recebem o projeto Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2
Estrutura inclui obras literárias e brinquedos, com a proposta de enriquecer o repertório cultural das crianças
Seis escolas municipais de Vinhedo estão recebendo este mês, a partir desta quarta-feira (16), o kit do projeto Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2, que tem como proposta enriquecer o repertório cultural das crianças. O projeto ainda oferece duas oficinas de leitura e atividades recreativas para cada doação, conforme programação abaixo. A brinquedoteca é composta de 30 exemplares de livros infantis, sendo cinco títulos em braile, e 30 brinquedos educativos, que convidam as crianças a conhecer novas histórias e a lidar com seus mais variados sentimentos.

“Estamos gratos por mais esse projeto que chega a Vinhedo para contribuir com a Educação de excelência que nossa Rede Municipal está buscando, com novos projetos didáticos, ensino e aprendizagem inclusivos e modernos, dentro dos novos conceitos. Educação é nossa prioridade e estamos trabalhando para que seja cada vez melhor”, afirmou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

A brinquedoteca utiliza brincadeiras lúdicas para auxiliar o desenvolvimento social, pessoal e cultural das crianças, estimulando a curiosidade e promovendo a evolução da autoconfiança, linguagem, pensamento e concentração. As estruturas têm formato de cubo, com cantos arredondados para segurança das crianças, contêm gavetas para guardar os brinquedos e jogos, nichos para armazenar livros e 16 banquinhos coloridos para acomodar os pequenos durante as atividades, que podem ser guardados dentro da própria estrutura, ocupando menos espaço.

Para pôr em prática a criatividade e a valorização das atividades lúdicas com os brinquedos, o projeto inclui oficinas, com duração de duas horas cada, realizadas para crianças de 0 a 12 anos no local em que a estrutura é instalada, com 40 alunos por oficina. O projeto Brinquedoteca – A arte do brincar realiza a distribuição de estruturas de brinquedotecas em escolas públicas, instituições assistenciais e hospitais do Brasil, está em sua segunda edição e já beneficiou mais de 7,2 mil crianças.

Todas as atividades são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura e realizadas pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Sancell Produções e Eventos Ltda EPP, e na cidade de Vinhedo conta com o patrocínio da Araymond.

Projeto Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2 em Vinhedo

Escola Municipal (EM) CIC Eduardo Von Zuben – Estrada da Capela – Residencial Vida Nova
16 de novembro – Entrega: 8h30
Oficinas: 9h e 13h30