16 NOV 2022
SAÚDE
Vinhedo inicia sábado (19) a vacinação de covid-19 em bebês a partir de 6 meses com comorbidade
Imunizante será aplicado no Centro Médico e Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Meirelles, das 8h às 14h, durante o Sábado da Vacina
A Secretaria de Saúde de Vinhedo inicia no próximo sábado (19) a vacinação contra covid-19 em crianças de 6 meses até a véspera de completar três anos, com comorbidade comprovada, utilizando a Pfizer Baby. A vacina será aplicada no Centro Médico e Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Meirelles, das 8h às 14h, durante o Sábado da Vacina, em que os demais públicos também serão atendidos com outras vacinas disponíveis, adequadas a cada perfil. Não é necessário agendamento.

“É importante que os pais e responsáveis levem a criança para ser vacinada. Segundo estudos recentes, o público infantil é o mais vulnerável à contaminação pela covid-19, por isso a vacinação é fundamental para prevenir casos graves da doença”, afirma o prefeito Dr. Dario Pacheco.

A partir de terça-feira (22), a vacina Pfizer Baby estará disponível, para crianças de 6 meses até a véspera de completar três anos com comorbidade comprovada, na UBS Plantalto, às terças-feiras e quintas-feiras, e na UBS Dr. Meirelles, às quartas-feiras e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 12h30 às 15h30.

A Pfizer Baby é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os bebês nessa faixa etária. Crianças a partir de 3 anos, até os 12 anos, estão sendo imunizadas com Coronavac, também autorizada pela Anvisa para esse público. Os demais públicos recebem a vacina disponível.

O Boletim InfoGripe, publicado há uma semana (10 de novembro) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontou que as crianças até 4 anos são atualmente o grupo com maior risco para a covid-19, considerando a população com até 60 anos de idade. Segundo o boletim, a doença está em expansão nos estados de São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nos dois primeiros anos da pandemia, a covid-19 foi responsável pela morte de 1.439 crianças menores de 5 anos e as de menos de 1 ano representam metade desses óbitos, conforme a Fiocruz.

Vacinação contra covid-19 a partir de 6 meses até a véspera de completar 3 anos com comorbidade comprovada
Sem necessidade de agendamento

Sábados da Vacina
Centro Médico e UBS Dr. Meirelles