17 NOV 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conselho promove XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo
Evento contou com participação do prefeito Dr. Dario e 150 pessoas entre famílias, representantes de organizações sociais e de serviços públicos
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo, com participação do prefeito Dr. Dario Pacheco. O evento reuniu 150 pessoas entre crianças, adolescentes e seus familiares, representantes das secretarias municipais, das organizações da sociedade civil que atendem crianças e adolescentes, do Sistema de Garantia de Direitos, dos serviços das políticas públicas e da sociedade.

O tema da Conferência, realizada no dia 11, no Ceprovi, foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19 : violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Teve como objetivo mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias eações de enfrentamento às violações e vulnerabilidades, considerando a diversidade.

“Cuidar das crianças faz parte da minha profissão e é prioridade como prefeito. Como gestor, o tema da Conferência, que trata da situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia, está diretamente relacionado às nossas políticas públicas de proteção desse grupo”, disse Dr. Dario. Ele lembrou que sua gestão está atendendo a quase todas as demandas apresentadas pelo Conselho para a proteção de crianças e adolescentes, com investimentos em educação, saúde, assistência social e lazer, entre outras.

Na Conferência, o Conselho elegeu os delegados para a Etapa Estadual do evento, apresentou informações de pesquisas e as propostas votadas na plenária final, que irão compor o Relatório Final da Conferência. Esse documento será levado à Etapa Estadual e as propostas de deliberações construídas nas pré-conferências serão encaminhadas para o Executivo Municipal.

Autor: Silvana Guaiume