18 NOV 2022
SANEAMENTO
Primeira represa de água bruta de Vinhedo em 43 anos é inaugurada sábado (19)
Manancial de 72.800 metros quadrados homenageia o empresário Waldemar Brunelli, o Dema, atuante na comunidade vinhedense
Primeira reserva bruta de Vinhedo em 43 anos, a Represa IV, localizada na divisa entre o município e Itupeva, será inaugurada em uma cerimônia neste sábado (19), às 9h. A aquisição da área de 72.800 metros quadrados é um marco histórico de Vinhedo para ampliar a oferta de água à população e a segurança hídrica. A nova represa foi batizada de Waldemar Brunelli em homenagem ao empresário e comerciante vinhedense, que atuou ativamente em projetos sociais na cidade.

A última represa de água bruta de Vinhedo foi construída há 43 anos, quando a cidade tinha perto de 15 mil habitantes. Hoje o município é mais de cinco vezes maior e soma 81.516 moradores, segundo o IBGE. “Desde o início da gestão, estamos empenhados em ampliar a oferta de água em Vinhedo. A Represa IV é um enorme passo nesse processo. Mas não é o único. Estamos trabalhando em diferentes frentes para garantir mais água aos moradores”, afirmou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Dr. Dario lembrou que, em 43 anos, nenhum investimento foi feito em uma nova fonte de produção de água para os moradores. “Em menos de dois anos, adquirimos uma nova represa e estamos viabilizando a construção da quinta represa, na Bacia do Bom Jardim. Além disso, todo o sistema de captação do Rio Capivari está sendo modernizado e vamos construir novos reservatórios de água tratada”, afirmou.

A Prefeitura de Vinhedo obteve a outorga do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) para captação de água na Represa IV, que irá contribuir para o abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, responsável pelo atendimento de moradores da região da Capela, que concentra cerca de um terço da população da cidade.

Homenagem a Waldemar Brunelli

Waldemar Brunelli, o Dema, foi um dos primeiros proprietários da represa e batalhou para sua conservação. Era um comerciante visionário, atuante na comunidade vinhedense, trabalhando em quermesses e festas populares, colaborando com melhorias para a cidade. A família de Waldemar Brunelli, que tinha oito irmãos, possuía uma pequena venda no centro de Vinhedo, a Casa Brunelli, que fornecia mantimentos para os colonos das fazendas da região, em carroça puxada por dois burros.

Com visão privilegiada para negócios, Dema fez o armazém crescer rapidamente oferecendo descontos nos pagamentos à vista, triplicando as vendas. No decorrer dos anos o negócio se expandiu e o pequeno armazém de secos e molhados se tornou o Super Mercado Brunelli.

Além de empreendedor, Dema tinha a pesca como paixão e tocava clarinete. Foi músico da Orquestra Brasília, se apresentou em carnavais e festas familiares. Jogou futebol nos clubes Rocinhense e Olimpicus. Foi casado com Marilene Righetti Brunelli por 51 anos, tiveram as filhas Gizelle, Sandra e Solange. Para os netos, foi também mestre cuca, mágico e construtor de miniaturas.

Dados da Represa

960 metros cúbicos de água produzidos por dia, 960 mil litros de água

22% da capacidade de produção de água no município no período de estiagem

152.500m³ de água, conforme batimetria realizada em 2020, capacidade equivalente a 92% da Represa I (165.500 m³), 52% da Represa II (291.800 m³) e quatro vezes maior que a Represa III (40.000m³)