A Prefeitura de Vinhedo instituiu o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (PPPDC) da Operação Verão 2022/2023 para o município, que estará em vigor até o dia 31 de março do próximo ano e poderá ser prorrogado se condições meteorológicas adversas exigirem. O plano apresenta diretrizes de monitoramento, alerta e alarme para situações de risco e desastres; promove ações preventivas mitigadoras e de resposta para os eventos; busca manter a cidade resiliente, sustentável e funcional.
O plano da Defesa Civil de Vinhedo conta com base técnica de acompanhamento e tomada de decisões, mapeamento das áreas de riscos, Comitê Municipal de Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres e Sistema Integrado de Informações e Monitoramento de Desastres de Vinhedo.
Durante a vigência do Plano, estão mobilizadas as secretarias de Defesa Social e Mobilidade Urbana, de Governo, de Justiça, de Desenvolvimento Urbano, de Serviços Públicos, de Assistência Social e Cidadania, de Planejamento Ambiental, de Saúde, de Finanças e Economia e a autarquia de Saneamento Básico de Vinhedo (Sanebavi), com atribuições diferentes e complementares. O PPPDC está disponível no link
https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1080.
Previsões para o verão
A Câmara Temática de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), a Coordenadoria Regional da Defesa Civil e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil apresentaram aos municípios da região as projeções do clima para o período do verão, indicando que o fenômeno La Niña deve se manter até fevereiro de 2023, favorecendo a passagem de mais frentes frias pela costa da região Sul e Sudeste.
A previsão é de maior risco de temporais com chuva volumosa em espaço de tempo relativamente curto na costa e áreas de encostas na faixa leste do Estado, incluindo a RMC, com risco de alagamentos e deslizamentos. Há também risco de temporais e chuvas intensas na segunda quinzena de dezembro 2022 e primeira de janeiro de 2023. Os meses de janeiro e fevereiro devem ser marcados por calor e umidade altos, risco de temporais com chuva intensa, fortes rajadas de vento, raios e granizo.
Para março, depois de um início de mês com chuvas irregulares, entre a segunda e a terceira semana estão previstas pancadas, risco de temporais intensos, fortes rajadas de ventos, raios e granizo. A temperatura cai no fim de março, mas ainda haverá risco de temporais intensos no final do mês e no início de abril de 2023.