15 DEZ 2022
SAÚDE
Obras de reformas de consultórios odontológicos começam nas UBSs Meirelles e Casa Verde em Vinhedo
Trabalhos foram concluídos na UBS da Vila João XXIII, na Policlínica da Capela e estão em fase de conclusão na UBS Vila Planalto
A Prefeitura de Vinhedo iniciou as obras de reforma dos consultórios odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dr José Osmar Meirelles dos Santos e Casa Verde. Os trabalhos foram concluídos na UBS da Vila João XXIII, na Policlínica da Capela e estão em fase de conclusão na UBS Vila Planalto. A reforma das salas odontológicas municipais foi iniciada em agosto para individualizar os consultórios e garantir melhor qualidade de atendimento aos moradores.

A próxima UBS a receber a reforma é a Três Irmãos. A Secretaria de Saúde optou por realizar os trabalhos em etapas para evitar que os moradores ficassem sem atendimento. As obras estão sendo executadas em seis unidades de saúde municipais. O projeto vai individualizar os consultórios odontológicos, que tinham cadeiras para dois ou três atendimentos simultâneos no mesmo espaço, e criar salas de esterilização separadas.

Após as reformas, os pacientes serão atendidos um em cada consultório. A individualização das salas precisou ser adotada a partir de normas de distanciamento implementadas pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até fevereiro.

Em janeiro de 2020, antes da pandemia, a Rede Municipal de Saúde de Vinhedo atendeu 2.746 pacientes odontológicos. Com as restrições provocadas pelo coronavírus, os atendimentos foram reduzidos a cerca de 1 mil por mês. Depois das reformas, o município terá capacidade para 3.380 atendimentos odontológicos mensais.

Instalações e equipamentos odontológicos serão realocados para criar as salas individualizadas. Depois das reformas, a UBS Vila Planalto e a Policlínica da Capela terão três consultórios cada, a UBS Vila João XXIII e a UBS Dr. Meirelles terão dois consultórios cada, e a UBS Casa Verde e a UBS Três Irmãos terão um consultório cada, além da sala de esterilização separada em cada uma das seis unidades de saúde.

Centro de Especialidades Odontológicas

O Departamento de Odontologia de Vinhedo conta ainda com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no Centro Médico Manoel Mateus, com quatro consultórios individualizados nos quais são atendidos pacientes encaminhados pelos dentistas das UBSs e da Policlínica, com agendamento, para tratar as especialidades endodontia, periodontia, estomatologia, bucomaxilofacial, prótese e pacientes com necessidades especiais.

Autor: Silvana Guaiume