15 DEZ 2022
SANEAMENTO
Sanebavi promove manutenção emergencial para regularizar abastecimento
Autarquia realizou a substituição de equipamento do sistema de recalque de água para a ETA1
A Sanebavi concluiu, no final da tarde de quarta-feira (14), os serviços de substituição do inversor de frequência do recalque de água bruta do São Joaquim para Estação de Tratamento de Água (ETA) 1. O equipamento apresentou pane elétrica no início desta semana e a autarquia precisou realizar a compra emergencial de um novo aparelho para garantir o retorno das operações de bombeamento.

“Foram três dias intensos de trabalho e mobilização das equipes de elétrica, manutenção e administrativa para a compra e instalação do novo dispositivo. Não foram medidos esforços para que a situação fosse revertida e o abastecimento à população normalizado o mais brevemente possível”, afirma o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina

O recalque São Joaquim realiza o bombeamento de aproximadamente 430 metros cúbicos de água por hora, provenientes do Rio Capivari, para a ETA 1. Essa contribuição representa  57% do volume tratado na estação que, posteriormente, é distribuído para os reservatórios de abastecimento da cidade. O Sistema ETA 1 atende mais de 65% do município de Vinhedo, com exceção da região da Capela, abastecida pelo Sistema ETA 2 - Santa Cândida.

De acordo com o diretor de ETAs, Gabriel Carvalho, foram realizados ajustes na unidade de tratamento de forma a intensificar a produção para auxiliar na normalização total do sistema de abastecimento, que leva em média 72 horas. “Devido às intermitências das redes de distribuição, a estabilização total dos reservatórios e abastecimento ocorre cerca de três dias após o restabelecimento do processo de tratamento. Foram ajustadas as operações de produção de forma a antecipar a recuperação, porém, ainda incentivamos a população a fazer o uso consciente da água”, disse Gabriel Carvalho.

Limpeza de rede

A Sanebavi alerta a população que, em decorrência da manutenção, em algumas localidades a água pode chegar às torneiras com algum tipo alteração na coloração ou turbidez. Esse evento acontece devido à pressão na tubulação no retorno do abastecimento, que algumas vezes acaba arrastando sedimentos presentes nos tubos. A Sanebavi está mobilizando equipes para a realização das descargas em rede visando restabelecer a qualidade da água. Em casos como esse, a autarquia orienta os moradores que comuniquem o Setor Operacional da Sanebavi nos telefones 3876 9880 ou 0800 774 7123 para que seja realizada a manutenção necessária.

Autor: Sanebavi