06 JAN 2023
ESPORTE E LAZER
PREFEITO
Vinhedo vai receber dois projetos sociais esportivos que somados chegam a cerca de R$ 6 milhões para atendimento de 600 crianças e famílias
Projeto vai atender 300 meninas e 300 meninos de Vinhedo para as práticas de futebol de campo e futsal, englobando lanches, uniformes, material para treino, insumos, viagens, exames e consultas médicas, atendimento médico psicológico e reforço escolar
A ONG Fábrica de Ações mantenedora de projetos sociais pelo Brasil, está procurando empresas vinhedenses e pessoas físicas para dedução do Imposto de Renda aportando o valor no projeto já aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte e publicado em Diário Oficial da União.

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, recebeu nesta semana a visita do presidente da ONG Fábrica de Ações, Márcio Siefer, que reside no município e, conseguiu junto ao Ministério do Esporte, a liberação aprovação de cerca de R$ 6 milhões para o desenvolvimento de projeto social esportivo em Vinhedo, com o atendimento de mais de 600 crianças e suas famílias, um dos maiores valores já liberados aprovados pelo órgão em 2022.

“Trabalho sério e desenvolvido com muita transparência e carinho pela equipe da Fábrica de Ações e que será de grande utilidade aos nossos jovens vinhedenses. Peço que as empresas vinhedenses colaborem, destinando parte de seu imposto de renda para auxiliar o desenvolvimento desta grande ação social em nossa cidade, ajudando a transformar vidas”, destacou Dr. Dario.

A organização não governamental é o braço social da agência de marketing esportivo Base Sport, que vem desenvolvendo ações socioeducacionais esportivas pelo Brasil ao longo dos anos. A lei de incentivo ao esporte em 2021 obteve com mais de 1.820 pessoas jurídicas e 3.444 pessoas físicas patrocinadoras somente em 2021, através da Lei nº 11.438 /2006 de Incentivo ao Esporte.

A legislação permite que pessoas jurídicas, optante pelo lucro real, aportem 2% do Imposto de Renda (IR), e pessoas físicas, optantes pela declaração completa do IR aportem 7% nos projetos esportivos incentivados a partir de 2023. A lei é uma renúncia fiscal do governo em prol do esporte, não tendo custos extras aos patrocinadores.

No final do ano passado, a ONG Fabrica de Ações Base Sport aprovou um dos maiores projetos incentivados do país para atender 300 meninas e 300 meninos de Vinhedo para as práticas de futebol de campo e futsal. O projeto engloba lanches, uniformes, material para treino, insumos, viagens, exames e consultas médicas, atendimento médico psicológico e reforço escolar nas disciplinas de português, matemática e ciências. Além dos alunos, as famílias também recebem atendimento, com plantão jurídico gratuito e sessões de lazer com os filhos.

Ao todo, 60 profissionais estão estarão envolvidos, totalizando 12 meses de projeto, 768h de atendimento às famílias, 8.000 lanches e 768h de reforço escolar, além do apoio psicológico, educacional, nutricional e de saúde, lazer e jurídico. “A experiência promovida por nós e as empresas é inigualável e extremamente gratificante. Ver as crianças dos a partir de 7 anos praticando atividades esportivas, estudando, cuidando da saúde, socializando e se divertindo, é um cenário que gostaríamos para o Brasil todo”, afirma Siefer. “Esse tipo de projeto permite transmitir valores para a vida, como: respeito, humildade, empatia, educação e solidariedade”, completa.

Todos os projetos aprovados são garantidos pela Secretaria Especial de Esportes do Governo Federal, que monitora com visitas periódicas e com o recebimento de relatórios mensais de gastos pela Fábrica de Ações. “Essa transparência dá total tranquilidade para as empresas aportarem seu IR, a ONG está de portas abertas para receber a visita de todos os empresários que quiserem participar do projeto”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin.

Como ajudar
Empresários e pessoas físicas que queiram ajudar o projeto podem entrar em contato com a ONG, por meio do e-mail contato@fabricadeacoes.com.br que uma equipe vai atendê-los e explicar todos os passos para que a dedução do imposto de renda seja revertida ao projeto.

Autor: Ana Cândida Briski