02 MAR 2023
EDUCAÇÃO
CIC Eduardo Von Zuben sedia lançamento do Proerd 2023 na Rede Municipal de Ensino
Objetivo da Secretaria de Educação é ampliar o projeto para outras escolas, assim que novas  vagas forem abertas

A Secretaria de Educação de Vinhedo em parceria com a 4ª CIA do 35º Batalhão de Polícia Militar do Interior promoveram na manhã desta quinta-feira (2) no CIC Eduardo Von Zuben, o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no ano de 2023.

A abertura contou com a participação do prefeito Dr. Dario Pacheco, da secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, supervisores pedagógicos, da diretora da instituição Lucineide Ramos e demais autoridades da polícia militar que realizaram uma breve explanação sobre os objetivos do programa.

“O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, escolas e famílias com intuito de preparar crianças e jovens para fazerem escolhas seguras e responsáveis em suas vidas. O projeto visa, ainda, estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência”, explicou o prefeito.

Com 21 anos de existência, o Proerd já conta com mais 8 milhões de alunos formados, dos 4 aos 12 anos de idade, da Educação Infantil, 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. Em Vinhedo, as atividades vão se iniciar pelos quintos anos das escolas Eduardo Von Zuben e Dom Mathias, ambas no bairro da Capela.

O programa tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar. O cronograma visa levar informações por meio atividades e orientações práticas sobre como se comportar diante da oferta de drogas e em situações como bullying e outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares que possuem capacitação específica.
“O material didático de apoio destaca noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas, consequências do uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida”, reforçou a secretária de Educação.

Autor: Ana Cândida Briski