06 ABR 2023
ESPORTE E LAZER
Vinhedo ganha o 1º Núcleo de Atendimento Intersecretarias (NAI) na Capela
Local terá atividades para a Melhor Idade e outros grupos na área de Assistência Social, Cultura e Esportes
A Prefeitura de Vinhedo inaugurou na última quarta-feira (05) o primeiro NAI (Núcleo de Atendimento Intersecretarias) no Jardim Paineiras, região da Capela.
O espaço, amplo, inclusivo e muito bem localizado, vai oferecer uma série de serviços para a população, como palestras, oficinas, atividades de lazer e demais ações ligadas às secretarias de Assistência Social e Cidadania, Cultura e Turismo e Esportes e Lazer em substituição ao antigo espaço da Melhor Idade e Centro Cultural da Capela.
“Além de otimizar os espaços e reduzir custos, vamos ampliar as atividades para este público que agora terá um amplo e novo espaço para suas atividades, com ações centralizadas em um só local”, explicou o prefeito, Dr. Dario Pacheco.
Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Mazon, o local também será sede do Projeto Bem Viver que era desenvolvido em uma igreja do bairro e no centro da cidade. “Aqui acontecerão atividades das três secretarias, mas também vamos disponibilizar para ações de Saúde e Educação. Essas cinco áreas de atendimento direto à população, caminham juntas nesta gestão para um acolhimento completo”, afirmou.
Na parte de assistência o local contará com atendimento às famílias assistidas no CREAS e CRAS, além das tradicionais atividades dos grupos da Melhor Idade.
Conforme lembrou o secretário de Cultura, Renato Romanetto, a Capela tinha um Centro Cultural que foi fechado durante a pandemia. Desde então a Prefeitura buscava um espaço maior que pudesse acomodar também atividades esportivas e sociais. “De imediato retomaremos as aulas de dança e alongamento e canto e coral”, anunciou.
Para Marcelo Vieira, secretário de Esportes e Lazer, o novo espaço é um grande ganho à população da Capela, já que não havia nenhum local específico para a prática das escolinhas de esporte. “Nunca tivemos um espaço de esporte na Capela. Usamos a Igreja e temos apenas 110 alunos matriculados nas modalidades esportivas. Como ampliamos de 3,5 mil alunos para 7 mil alunos neste ano, então queremos ampliar as atividades neste local, já oferecendo aulas de karatê e alongamento, mas estamos buscando mais atividades”, completou.
Participaram da inauguração além das autoridades mencionadas, presidentes e representes dos conselhos municipais, Conselho Tutelar, Grupo Bem Viver, alunos das escolinhas de karatê, secretários municipais, o presidente da Câmara, Paulinho Palmeira e vereadores: Inês Diogo, Mazinho, Rubens Nunes, Pastor Léo Fernandes, Rodrigo Luglio e Val Souza.
O NAI está localizado na Rua João Edueta, 10 – Parque das Paineiras e vai funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Autor: Ana Cândida Briski