14 ABR 2023
Prefeitura amplia vagas para atendimento de autistas na rede especializada
Profissionais de saúde passaram por capacitação nas duas instituições da cidade

A Prefeitura de Vinhedo ampliou em mais 150 vagas o atendimento especializado a pessoas com transtorno de desenvolvimento neurológico, conhecidas como autistas. A ampliação das vagas foi possível através do aumento do repasse de verba no convênio entre a administração municipal e as entidades especializadas.

No mês de abril, a Secretaria da Saúde de Vinhedo organizou visitas e capacitação dos profissionais da Atenção Primária a Saúde e da Atenção Especializada nas duas instituições vinhedenses que realizam atendimentos a pessoas com esse transtorno de desenvolvimento neurológico, o CEIVI (Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo) e LarCab (Lar Carlos Augusto Braga).

Na quarta-feira, dia 12, foi realizada visita e capacitação para melhoria do fluxo de encaminhamento da rede de saúde para o CEIVI.  Já na quinta-feira, dia 13, a equipe de profissionais da saúde visitou o LarCab que realiza o atendimento intensivo às pessoas com o transtorno e que precisam de cuidado contínuo.

A equipe teve a oportunidade de conhecer as instalações, profissionais e os novos serviços ofertados pela instituição como Centro Dia, recentemente inaugurado para atender adultos acima de 18 anos e as atividades do Currículo Estendido, além das salas e atendimentos do Centro de Reabilitação.

A Prefeitura também participou da Caminhada de Conscientização do Autismo, realizada no último dia 2, durante a Festa da Uva de Vinhedo, marcando o início do Abril Azul.

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

Sobre o Autismo

O autismo ou TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social. Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA. O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado é dado por um profissional da saúde.

Autor: Victoria Sampaio