26 ABR 2023
SAÚDE
Saúde implanta Auriculoterapia no Núcleo de Atendimento Intersetorial (NAI) e amplia atendimento
Prática complementar faz parte dos grupos de saúde mental da Atenção Básica de Vinhedo

Desde terça-feira, 18, as sessões de auriculoterapia que eram realizadas na Igreja São José, agora ocorrem no Núcleo de Atendimento Intersetorial (NAI) na Capela e contam com mais um dia de atendimento na Capela e na Vila João XXIII. A prática complementar de saúde baseada na medicina chinesa é gratuita e também ocorre semanalmente na UBS Planalto e UBS Casa Verde.

A auriculoterapia é realizada na parte externa da orelha. A prática é um dos ramos da acupuntura destinados ao tratamento das enfermidades físicas e mentais por meio de estímulos nos pontos nervosos da orelha. O tratamento não tem contraindicações. As sementes podem permanecer na orelha por sete dias ou até caírem.

Os atendimentos têm como finalidade a prevenção e o tratamento de problemas em nível emocional e/ou comportamental entre outras patologias. Não há um perfil único de pacientes e qualquer pessoa pode utilizar a técnica. É indicada para adultos e crianças acima de 5 anos de idade.

Trata-se de um serviço de portas abertas para demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento. O usuário é atendido por ordem de chegada respeitando o número de vagas oferecidas em cada local e horário.

O acolhimento inicial é oferecido para avaliação e escuta qualificada das queixas trazidas pelos usuários que respondem algumas questões. Nesse momento já é realizada a avaliação e se identificam os pontos na orelha que devem ser pressionados com a aplicação de sementes. Em seguida, executa-se o tratamento que pode durar uma única sessão ou acontecer semanalmente. Se houver necessidade, haverá o direcionamento a outros serviços da rede ou para acolhimento/tratamento psicológico.

Grupo de auriculoterapia para pessoas acima de 5 anos

>Local: UBS Planalto - Rua Brasília, 273, Vila Planalto

Dia: Quarta-feira Horário: 10h ou 15h

>Local: Núcleo de Atendimento Intersetorial na Capela - Rua João Edueta, 10 – Parque das Paineira