28 ABR 2023
‘Dia D contra a Dengue‘ ocorre neste sábado, 29
Ação de combate ao mosquito transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya será realizada na Praça Sant' Anna
Em Vinhedo, o “Dia D” contra a dengue ocorre neste sábado (29), na Praça de Sant’Ana, das 9h às 12h, com ações de conscientização pelo Departamento de Zoonoses. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do combate contínuo a logradouros do mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

A ação é um projeto regional da EPTV e conta com a adesão do município para estimular o reconhecimento e a eliminação dos criadouros, através da exposição de maquetes, explicação do ciclo do mosquito em escala ampliada e tamanho real, apresentação das principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e distribuição de materiais gráficos.

A 6ª Campanha Regional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti foi lançada no início do mês com a participação do secretário de Saúde, Milton Ribolli e demais cidades da região. O slogan da campanha que vai até 31 de maio é: “A Luta é de Todos Nós!”.

Até o dia 25 de abril, a cidade contabilizava 62 casos confirmados de dengue, um dos menores índices da região.

Ações de Combate às Arboviroses em Vinhedo

A Prefeitura de Vinhedo, através do Setor de Zoonoses, realiza rotineiramente ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas casa a casa, busca ativa de suspeitos, controle de criadouros, atendimento de denúncias, intensificação de ações em imóveis considerados pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, etc).
O Setor ainda vem desenvolvendo atividades educativas, com apresentação em escolas da rede municipal de ensino apresentação de teatro sobre o tema, através de atividade lúdica com objetivo de formar multiplicadores para que o conhecimento seja disseminado gerando estímulo contínuo na eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti.

Em parceria com a Secretaria de Serviços realiza a campanha “Vinhedo de Cara Limpa”, ação permanente que contribui para a coleta de materiais inservíveis que possam servir de criadouros ao mosquito Aedes aegypti e contribui nas ações de combate ao vetor das arboviroses.

Dia D Contra a Dengue
Local: Praça Sant’Anna