02 MAI 2023
Vinhedo integra campanha do ´Dia D´ de combate à Dengue
Evento ocorreu sábado, 29, e contou com ações de conscientização contra o Aedes aegypti

Em Vinhedo, o “Dia D” contra a dengue ocorreu no último sábado (29) na Praça de Sant’Ana, iniciativa da Prefeitura de Vinhedo em parceria com a EPTV Campinas. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância do combate contínuo a logradouros do mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

O evento contou com ação educativa através da exposição de maquetes representando o ambiente com criadouros, explicação do ciclo do mosquito em escala ampliada e tamanho real, larvas, apresentação das principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, distribuição de materiais gráficos e pedágios.

“As ações de combate ao Aedes aegypti não podem parar, por meio dos trabalhos rotineiros realizados no município através do Setor de Controle de Zoonoses e com a mobilização da população, conseguiremos eliminar criadouros do mosquito evitando assim que surjam novos casos de Arboviroses no município.” disse o Secretário da Saúde, Milton Ribolli.

Ações

A Prefeitura de Vinhedo, através do Setor de Zoonoses, realiza rotineiramente ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas casa a casa, busca ativa de suspeitos, controle de criadouros, atendimento de denúncias, intensificação de ações em imóveis considerados pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, etc).

O Setor ainda vem desenvolvendo atividades educativas, com apresentação em escolas da rede municipal de ensino e apresentação de teatro sobre o tema, através de atividade lúdica com objetivo de formar multiplicadores para que o conhecimento seja disseminado gerando estímulo contínuo na eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti.

Em parceria com a Secretaria de Serviços, realiza a campanha “Vinhedo de Cara Limpa”, ação permanente que contribui para a coleta de materiais inservíveis que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti e contribui nas ações de combate ao vetor das arboviroses.

Autor: Victoria Sampaio