22 MAI 2023
Semana do Scratch associa tecnologia e criatividade nas escolas de Vinhedo
Evento contou com o tema “As Cem Linguagens das Crianças” e mobilizou professores e estudantes em torno da aprendizagem criativa
Estudantes da rede municipal de Vinhedo estão terminando mais uma ação de aprendizagem criativa utilizando o Scratch, uma linguagem de programação visual, que ajuda os alunos a aplicarem a criatividade associada ao uso da tecnologia. Chamada de Semana do Scratch, os estudantes da Secretaria de Educação de Vinhedo tiveram, para isso, o apoio da equipe do Ceformi - Central de Formações e Mídias, como facilitadores.

A cada ano na campanha da Semana do Scratch, há sempre uma temática, e desta vez o trabalhado foi “As Cem linguagens das Crianças”, inspirado no poema de Loris Malaguzzi, criador da abordagem educacional das escolas Reggio Emilia. A proposta foi promover o desenvolvimento de projetos de acordo com essa temática utilizando linguagens diferentes como a musical e a artística.

Algumas turmas, por exemplo, se dedicaram a criar cartões animados para o Dia das Mães, utilizando o Scratch como ferramenta. Um exemplo inspirador é a turma do 1° ano, da professora Cecília, da Escola Municipal Antônia do Canto, que demonstrou grande entusiasmo ao desenvolver os projetos. “O Scratch também fomenta a aprendizagem colaborativa, uma vez que os alunos podem compartilhar suas criações e trabalhar em equipe para resolver desafios e melhorar seus projetos”, conta a professora Cecília.

Os alunos das escolas municipais Magdalena Lébeis, Abrahão Aun e Cláudio Gomes, se aproveitaram da metodologia nas atividades de Geografia, Matemática e Ciências. Já os estudantes da EM CIC Eduardo Von Zuben, tiveram o primeiro contato com o Scratch de forma desplugada, ou seja, sem o uso de computadores, confeccionando seus próprios personagens.

E, segundo os professores, essas abordagens fortalecem a aplicação prática dos conceitos aprendidos e estimulam o interesse dos estudantes. “O Scratch é uma grande oportunidade de auxiliar o desenvolvimento de habilidades ligadas ao raciocínio lógico. Ele cria um ambiente favorável ao trabalho em que se lida com problemas, procurando soluções para os “bugs” dos projetos. Isso é essencial, pois ajuda a criar uma postura diante desses momentos de “não respostas” prontas que ajudará os alunos em vários aspectos”, diz o professor Fábio Rosa, da E.M Ricardo Junco, que realizou um trabalho com o Scratch junto aos estudantes do 7°Ano.

Em tese, o Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, desenvolvida pelo grupo Lifelong Kindergarten, no Media Lab da universidade americana MIT, com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes. E uma das principais vantagens do uso do Scratch, em sala de aula, é sua capacidade de engajar os estudantes e despertar o interesse pela programação desde cedo.
Autor: Camille Heinzl