25 MAI 2023
SANEAMENTO
Sanebavi realiza obras de melhorias e recuperação no sistema de recalque Pinheirinho
As obras de recuperação e melhorias estruturais que estão sendo realizadas pela Sanebavi no sistema de recalque Pinheirinho, entraram na fase final. Na manhã desta quarta-feira (24), a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos, esteve no local acompanhando a reconstrução das contenções no córrego e a finalização do enrocamento de pedras nas margens da lagoa.

“A construção das proteções de margem com gabião é uma medida de reforçar a estrutura contra fortes chuvas, sendo uma importante melhoria promovida no recalque Pinheirinho. As obras incluem as estruturas para uma nova captação em processo de licenciamento, que será muito significativa para o município no período de estiagem, já que permitirá o acréscimo de mais uma captação”, afirma a superintendente.

O recalque Pinheirinho, localizado no bairro Pinheirinho, foi danificado no início deste ano, quando ocorreram chuvas frequentes e de alta intensidade que provocaram cheias, quedas de árvores e erosão no talude da lagoa de recalque, onde concentra a somatória de água bruta captada no Rio Capivari, lagoa da Cerâmica e Córrego Xoxó. A estrutura é responsável por 60% do abastecimento do Tratamento de Água ETA 1.

As obras incluem a execução de um novo muro de contenção do tipo gabião na área danificada e um novo enrocamento de pedras nos taludes da lagoa, num trecho de aproximadamente 200 metros de perímetro. Mais de 200 caminhões de rochas foram utilizados para a reconstrução das margens que apresentavam sinais de erosão. Cerca de 100 viagens de material residual foram retirados de dentro da lagoa, além da remoção de oito árvores que caíram no local.

Todo o entorno do sistema de recalque está recebendo melhorias, limpeza e restauração. Também será feita instalação de novo alambrado e aplicação de hidrossemeadura para revegetação dos taludes. “A hidrossemeadura é um processo ecológico inovador de plantio por hidrojateamento utilizando uma solução contendo diversas sementes para recuperação da vegetação e proteção contra erosão. É uma forma de contribuir com o meio ambiente e devolver o verde ao local”, explica Andréa Campos.

As obras no recalque Pinheirinho estão previstas para serem finalizadas no início do próximo mês.

Autor: Assessoria de Imprensa Sanebavi