05 JUN 2023
Vinhedo tem campanha de doação de sangue no dia 14
Coleta ocorre no Clube Rocinhense, das 8h30 às 12h

O projeto ‘Vinhedo Sangue Bom’, parceria do Hemocentro da Unicamp e Prefeitura de Vinhedo, incentiva neste mês o "Junho Vermelho", a doação de sangue. A coleta será realizada no dia 14, das 8h30 às 12h no Clube Rocinhense (Rua Fernando Costa, 631 - Centro).

Interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/cxCZJc6JnXWiKQDK6 agendando o horário de preferência para evitar aglomerações. Para doação é obrigatória a apresentação de documento com foto (RG ou CNH) e informação do endereço completo, inclusive CEP.

A Secretaria de Saúde não recomenda a doação de sangue em caso de febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é coordenada pela equipe do Hemocentro da Unicamp.

- Estar alimentado.

- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.

- Pesar mais de 50kg

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para mulheres.

Doação de sangue

Data: 14 de junho