26 MAI 2020
Prefeitura de Vinhedo cria campanha para enfrentamento à violência doméstica durante a pandemia do coronavírus

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou uma campanha para enfrentamento à violência doméstica durante a pandemia do coronavírus. O objetivo dacampanha é sensibilizar a população sobre a necessidade de denunciar para proteger.

“Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo para coibir esse tipo de prática que tem atingido mulheres, deficientes, idosos e crianças. Estamos passando por um momento delicado e sofrer dentro do seu próprio lar, onde deveria ter aconchego e refúgio, é muito triste. Estamos atentos e pedimos às mulheres que não se calem e denunciem”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Estudos revelam que o período de quarentena e de isolamento pode acirrar as tensões em casa, principalmente contra as mulheres, meninas e adolescentes, devido ao aumento do tempo em que as pessoas permanecem em um mesmo espaço e dos impactos econômicos nas famílias.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, constatou através da análise de dados oficiais, a manutenção nos números de notificações na perspectiva da mulher, bem como uma diminuição das situações envolvendo crianças, adolescentes, pessoa idosa e pessoa com deficiência. Por muitas vezes os agredidos não denunciam a violência por medo.

“Acreditamos que as situações de violência possam ter aumentado, considerando o esgarçamento das relações em famílias mais afetadas pelos efeitos da pandemia, o que sugere a uma possível subnotificação das ocorrências”, afirmou o secretário de Assistência Social, Eduardo Galasso.

Para coibir e incentivar a denúncia, a Secretaria de Assistência Social, distribuirá materiais informativos em locais de acesso à população, considerando espaços em funcionamento no atual cenário, além das redes sociais.

É importante lembrar que, além da violência física, a ainda a violência psicológica, sexual, moral ou patrimonial.

Somente a denúncia pode diminuir essa prática e punir os agressores. A Prefeitura disponibiliza canais de acolhimento através dos números: 180 – Central de Atendimento à Mulher, 153 – Guarda Municipal, 190 – Polícia Militar, 3826-8720 e 3826-8765 – CREAS e para violência contra a criança nos telefones: 3886-4447 e 9 9120-5214 – Conselho Tutelar.

26/05/2020