Projeto faz parte do Plano Municipal de Combate às Perdas
Um conjunto de macromedidores será instalado pela Sanebavi no sistema de abastecimento da Boiada, para a diminuição das perdas de água. O projeto, de grande importância para o município, faz parte do Plano Municipal de Combate às Perdas, que estabelece a adoção de diversas ações para redução das fugas de água tratada no sistema público e para a preservação dos recursos hídricos da cidade.
“Estamos em constante busca por soluções que contribuam para a redução contínua das perdas no sistema de abastecimento, com o intuito de evitarmos desperdícios das nossas reservas hídricas”, afirma a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos.
De acordo com os estudos do Plano de Perdas, será necessária a instalação de 16 macromedidores nas ramificações da adutora da Estrada da Boiada, a fim de contabilizar o volume de água do sistema e monitorar as perdas. Os pontos foram determinados tendo em vista que cada ramificação se refere a entrada de um setor composto por um ou mais bairros.
“Os macromedidores são equipamentos muito similares aos hidrômetros residenciais, mas que possuem a capacidade de fazer medições de grande vazão. Instalados em pontos estratégicos da rede de abastecimento, eles servem para avaliar a relação do volume produzido e o volume entregue”, explica o diretor de Combate às Perdas, Murilo Sacheto. Para que o controle seja feito por meio de telemetria, os dispositivos terão hardware compatível para integração ao sistema de controle CCO, utilizado pela Sanebavi para monitoramento.
O projeto para a implantação dos macromedidores está em fase de licitação e será executado a partir de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) com contrapartida da Sanebavi.