A Guarda Civil de Vinhedo anuncia o lançamento do Projeto Câmera Cidadã, que possibilita a integração de mais pontos de monitoramento junto ao Centro de Operações Integradas. O programa será dividido em três fases, com o lançamento oficial previsto para 14 de dezembro.
A primeira fase do Projeto Câmera Cidadã já está em testes. Nela, o COI recebe imagens de cancelas de entrada e saída de condomínios, residenciais, bolsões de segurança, escolas e supermercados que cederam o acesso para a GCM.
O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, acredita que o projeto representa um avanço no sistema de segurança do município. “Vinhedo caminha para ser uma das cidades mais monitoradas da região metropolitana de Campinas”, disse ele.
A segunda fase do programa contará com a utilização de câmeras vinculadas ao Circuito Fechado de TV, que permitirão o acompanhamento das ocorrências em tempo real, facilitando a abordagem e dando maior precisão nas informações recebidas pelo COI.
Por fim, a terceira fase será composta pelo controle do acesso de pessoas em portarias e recepções. Com isso, será possível a identificação de procurados a partir da leitura de documentos e, posteriormente, reconhecimento facial através de câmeras de segurança.