Para enfrentar a violência doméstica e empoderar as mulheres de Vinhedo, a equipe da Patrulha Guardiã Maria da Penha, vem oferecendo às mulheres o Projeto Reage Mulher, com diretrizes claras para a promoção da defesa pessoal entre vítimas de violência. Este projeto tem o intuito de capacitar mulheres em situações vulneráveis, fornecendo instruções sobre técnicas de autodefesa e fortalecendo sua capacidade de reação em situações de risco.
Segundo a GCM Kátia, uma das GCMs responsáveis pelo projeto, o objetivo principal do “Reage Mulher” é fornecer ferramentas práticas e educativas para que as mulheres possam se defender e tomar ações proativas contra a violência.
Pautado na capacitação em Defesa Pessoal o Projeto Reage Mulher apresentam às participantes técnicas de defesa pessoal que podem ser cruciais em momentos de perigo, além de promover a Conscientização e Campanhas Educativas, fomentando a autoconfianças e difundindo os valores acerca da dignidade da mulher.
Sobre o Projeto:
- As aulas de defesa pessoal são oferecidas gratuitamente às mulheres vítimas de violência doméstica, que obtiveram medidas protetivas contra seus agressores, podendo ser estendido a qualquer mulher vinhedense que se inscrever;
- As aulas acontecem todas as sextas-feiras das 8h às 10h no Centro de Excelência Esportiva, sito a Rua Manoel Matheus nº 101, Centro de Vinhedo.
- O curso é ministrado pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo, através de agentes da corporação devidamente qualificados, ou órgãos parceiros de segurança pública, e por professores de Artes Marciais qualificados da Secretaria de Esportes e Lazer;
- O limite de vagas por turma é de no mínimo 10 e no máximo 30 alunas;
- A duração do curso são de 10 (dez) aulas;
- No final do curso, as alunas recebem um certificado de conclusão.
“Nós formamos na primeira turma 12 alunas, e atualmente na segunda turma contamos com 22 participantes, com previsão de encerramento das aulas para julho de 2024.” Frisou a GCM Kátia.
O Projeto “Reage Mulher” é um forte instrumento na luta contra a violência doméstica em Vinhedo. Ao capacitar as mulheres com técnicas de defesa pessoal, o projeto não só proporciona meios para a proteção, mas empodera as mulheres. Através do apoio contínuo do governo municipal e da comunidade, o “Reage Mulher” vem ganhando espaço se mostrando um modelo de sucesso na busca da erradicação da violência contra a mulher.