Atualmente, botão de pânico está disponível para mulheres assistidas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha e profissionais da educação em escolas do município
A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, através do COI (Centro de Operações Integradas) da GCM, está em fase experimental de um projeto inovador destinado a aumentar a segurança dos idosos da cidade. O projeto consiste na implantação de um “botão do pânico para idosos” por aplicativo, via celular, que poderá ser utilizado por pessoas da terceira idade em situações de urgência e emergência.
Estando na fase inicial, o projeto está buscando neste primeiro momento cadastrar os idosos e melhorar a interface do aplicativo deixando-o mais fácil para os utilizarem.
O projeto ainda estuda a possibilidade de integração com o Serviço de Emergências (192) da Secretaria de Saúde, proporcionando um atendimento integrado e ágil, no qual o idoso possa acionar caso esteja sendo vítima de maus tratos ou até mesmo se estiver com algum risco de saúde.
Os próximos passos consistem nos testes operacionais do sistema e, finalmente, a total implantação do projeto e disponibilização para os munícipes.
Atualmente a GCM de Vinhedo disponibiliza o Botão do Pânico para as mulheres assistidas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha, e para os profissionais da educação, que podem acioná-lo em caso de emergências dentro das escolas do município.
Autor: Ana Cândida Briski