Nesta última sexta-feira (01), a equipe do Grupo de Apoio e Proteção Ambiental (Gapa) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo realizou a soltura de seis animais silvestres. Entre os animais devolvidos à natureza estavam dois gaviões — um carijó e um carcará —, um gambá de orelha preta e três filhotes de gambá de orelha branca.
“Essas ações fazem parte dos esforços contínuos da equipe em resgatar animais encontrados em áreas urbanas ou em situação de risco, promovendo o seu retorno ao habitat natural com segurança”, enfatizou o Subinspetor Bianchini.
Os animais resgatados que necessitam de cuidados são encaminhados para a ONG Mata Ciliar, localizada em Jundiaí, que se dedica ao tratamento de animais silvestres. Após a recuperação total, esses animais são devolvidos ao seu habitat natural.
A GCM de Vinhedo reforça a importância de proteger a biodiversidade e esclarece a necessidade de nunca manusear esses animais, recomendando sempre a intervenção de especialistas para evitar riscos tanto para as pessoas quanto para os próprios animais.