Projeto vai aumentar a capacidade de armazenamento e distribuição de água na região da Capela
As obras de construção do novo reservatório de 1,3 milhão de litros de água tratada no Jardim Florido avançaram nesta quinta-feira (07), com a concretagem da base da estrutura. A etapa marca mais um passo importante no andamento do projeto, que vai aumentar a capacidade de armazenamento e distribuição de água na região da Capela.
Após o período de cura do cimento, o próximo estágio será a montagem das chapas de aço vitrificado, que compõem a estrutura moderna e resistente do novo reservatório. O objetivo da obra é melhorar a segurança e a eficiência do abastecimento para todo o território atendido por este sistema.
Atualmente, o conjunto de reservação do Jd. Florido conta com um reservatório de 1 milhão de litros, um reservatório de 880 mil litros e um conjunto de reservatórios elevados com capacidade para 160 mil litros. Com a instalação do novo tanque, a capacidade total de armazenamento de água tratada na região passará a ser de 3.340.000 litros, beneficiando a região da Capela.
Gabriel Carvalho, diretor da Estação de Tratamento de Água da Sanebavi, destaca o impacto da ampliação: “A região passará a contar com uma autonomia de abastecimento de mais de 18 horas, o que melhora a garantia de fornecimento de água", explica.
O novo reservatório em aço terá cobertura em domus de alumínio, estrutura semelhante à dos reservatórios entregues no início deste ano nos bairros Mirante e Observatório. A obra é realizada pela Prefeitura de Vinhedo, em parceria com a Sanebavi, e tem previsão de entrega para o início de 2025.
Autor: Rebeca Von Zuben / Sanebavi