Paineira, Ipê Roxo, Pau Ferro, Quaresmeira... entre essas e outras, qual delas é símbolo de Vinhedo? A pergunta está na enquete lançada pela Secretaria Municipal de Planejamento Ambiental e que pede a participação popular na escolha. A ideia é eleger a árvore símbolo do município e assim reforçar a identidade ambiental da cidade e incentivar a valorização da nossa Mata Atlântica.
A definição é uma atividade paralela à criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que visa proteger, conservar e recuperar a vegetação nativa de nosso município, além de melhorar a qualidade de vida da população.
Qualquer pessoa pode votar, bastando escolher entre umas das sete espécies nativas apontadas no formulário, ou mesmo sugerindo uma outra espécie. A votação, aberta nesta segunda-feira (11 de novembro), seguirá até 6 de dezembro, quando os votos serão computados e somados.
Clique no link para votar:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemhIgjZlGGDORdtoDigy_rdxOOlzmgODbL_bklc9GDtMNuKQ/viewform?usp=sf_link
Sobre o PMMA
Este PMMA é uma exigência da Lei Federal nº 11.428/2006, conhecida como Lei da Mata Atlântica, que busca assegurar a preservação desse bioma tão importante para o Brasil e que abriga uma das maiores biodiversidades do mundo. Em Vinhedo, esse plano é especialmente necessário, pois o município conta com remanescentes florestais ricos em espécies responsáveis pela regulação climática e a conservação dos recursos hídricos, como rios e nascentes.
Com o Plano, o Município irá mapear, identificar e proteger áreas prioritárias para conservação e restauração ambiental, além de fomentar políticas públicas e projetos sustentáveis que envolvam a sociedade civil, instituições públicas e privadas, tratando-se ainda de um compromisso com as futuras gerações, contribuindo para manter o equilíbrio ecológico e reforçar a sustentabilidade na cidade.
Na prática, estão previstas ações como recuperação de áreas degradadas, o controle de espécies invasoras e o incentivo a práticas de educação ambiental.