Atividade reuniu convidados especiais, oficinas culturais e exposição temática para fortalecer a reflexão sobre identidade, ancestralidade e combate ao racismo
Na última sexta-feira, 28, o CRAS Nova Vinhedo realizou uma programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, reunindo além dos convidados, usuários dos três CRAS, da Afeto e do Itacolomi, para uma tarde de diálogo, aprendizado e valorização da cultura afro-brasileira.
A atividade contou com a participação de Leopoldo Dias e Robson Santana, presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jundiaí, que conduziram uma roda de conversa sobre consciência negra, identidade e enfrentamento ao racismo. O encontro promoveu um espaço aberto de diálogo, fortalecendo a importância da reflexão coletiva e da construção de uma sociedade mais justa.
A programação também incluiu a Oficina Sankofa, ministrada por Andressa Sena, integrante da ACOVEC, da Rotas Afro e organizadora da Batalha da Praça. A oficina apresentou os símbolos Adinkra e seus significados, dentre outros saberes ancestrais africanos por meio da arte e da expressão cultural.
Além das oficinas de desenhos, o evento proporcionou a confecção das tradicionais bonecas Abayomi, e trouxe uma exposição de personalidades históricas negras, destacando figuras essenciais que marcaram a luta por direitos, resistência e representatividade ao longo das gerações.