“Quem somos: a diversidade da população brasileira” é o tema dos trabalhos
Coordenadores das unidades de ensino fundamental I da Prefeitura participaram na última sexta-feira, dia 27, das primeiras oficinas de 2015 desenvolvidas no Programa Estrada para a Cidadania, da CCR AutoBan.
O objetivo do programa, promovido na Rede Municipal de Ensino em parceria com a Prefeitura, é disseminar aos alunos os conceitos de educação no trânsito e meio ambiente, contribuindo, desta forma, com as futuras gerações.
As oficinas foram desenvolvidas na escola municipal Claudio Gomes. A secretária de Educação da Prefeitura, Claudineia Vendemiatti Serafim e a gerente pedagógica do ensino fundamental I, Ana Estela Pafaro da Costa e Silva estiveram presentes para destacar aos educadores a importância do projeto.
Os coordenadores serão multiplicadores do conhecimento aos professores da Rede Municipal de Ensino, que irão desenvolver o programa durante o ano letivo com estudantes do 4º e 5º anos. O objetivo é a formação de multiplicadores de práticas cidadãs, com foco no trânsito seguro e na preservação do meio ambiente. As oficinas abordam teorias educacionais e práticas de jogos e exercícios que podem ser realizados com os alunos em sala de aula, tendo como tema “Quem somos: a diversidade da população brasileira”. Educação no trânsito será o assunto desenvolvido com os estudantes do 4º ano e meio ambiente será trabalhado com os alunos do 5º ano.
“Valorizo as ações sócioeducacionais e esta parceria entre a Prefeitura e a CCR Autoban é muito válida e positiva aos nossos alunos e professores, que podem participar e elaborar atividades que reforçam o aspecto cidadão do aluno e que contribuem à construção de conhecimentos que são indispensáveis por toda a vida, tais como respeito às leis de trânsito, ao meio ambiente e, sobretudo, ao próximo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Programa Estrada para a Cidadania
Desenvolvido em 230 escolas, o Programa Estrada para a Cidadania mobiliza em média uma legião de 40 mil alunos e outros 1.600 educadores com o propósito de divulgar conceitos de educação ambiental e de trânsito. Com a parceria das secretarias municipais de educação, o programa está implantado em 15 cidades que margeiam o Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

